Guia da Semana

Santo André (SP) será o terceiro município de São Paulo a receber a edição 2014 do Eu Faço Cultura. No dia 20 de setembro, sábado, no Parque da Juventude, a comunidade terá acesso a apresentações de música e teatro, além de oficinas em cinco modalidades: percussão, circo, fotografia, artes plásticas e dança. O acesso a todas as atrações é gratuito. As atividades do Eu Faço Cultura 2014 foram iniciadas no Gama, cidade-satélite do Distrito Federal, no dia 19 de julho.
O Eu Faço Cultura é o resultado concreto da mobilização do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). No Brasil, é o maior projeto cultural financiado com recursos do IR de pessoa física. A Lei Rouanet prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Essa é a base de funcionamento do MCPC, que já engajou cerca de 30 mil dos quase 100 mil empregados da Caixa. É com esses recursos do IR, mais o patrocínio da Caixa Seguros, que o Eu Faço Cultura é realizado.
“Por levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros, contribuindo para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes, o EFC é importantíssimo. Esse novo modelo beneficia ainda mais comunidades com fragilidades sociais”, destaca o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “São as doações dos empregados da Caixa que levam esse projeto cada vez mais longe e que o faz cada vez mais bonito”.
Ao longo dos sete anos de existência, o Eu Faço Cultura já passou por mais de 60 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que desde 2006, o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nesse período, as doações cresceram 366%.
Além de Distrito Federal, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sorocaba, Santo André e Santos, o calendário 2014 do EFC prevê a passagem por mais 8 localidades: São José dos Campos, em São Paulo; Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais; Vitória (ES) e São Luís (MA).
Entre as apresentações, está a banda Nó na Pedra, que se apresenta às 10h. Formada por Keli Aragão, Valter Polido, André Marchiori e Luciane Locci, os artistas usam a música de
qualidade como ferramenta principal para levar a todos uma bela mensagem. Num estilo alto astral, eles fazem da música contagiante e envolvente uma marca registrada. Com a mistura de Samba, MPB, Choro e Bossa Nova, criam nos shows momentos de interação total com o público. A alegria e o carisma da banda merecem destaque e são pontos altos também fora dos palcos.
Às 11h30, tem teatro infantil “À Espera de Mil Aves” com o Grupo "O BERRÔ!" de Artes. A
peça conta a história de dois Clowns que decidem assistir à apresentação de Pombinho dos Albatrozes, um internacional domador de aves. O show, no entanto, é cancelado, depois que as aves voam para o Caribe. É aí que os dois decidem fazer o próprio espetáculo: Dois Clowns Em Busca de Um Fator. Um eletrizante show de variedade e alegria dentro do universo do circo e do teatro, cheio de criatividade e improviso, com muita qualidade e respeito para entreter todos os públicos.
Às 16h, tem show com a banda de música instrumental Marambaia. Formado por Marcelo
Lima, Célio Maciel, Léo Barbosa, Félix Júnior e Sandro Jadão, o grupo já viajou o Brasil e
passou por algumas cidades do exterior mostrando um pouco da marcante sonoridade. Este ano, o grupo lança seu terceiro CD. “Descompassado” é o segundo trabalho instrumental da banda, que também já gravou um CD com o cantor brasiliense George Lacerda.
E às 17h, é a vez do Circo Rebote com o palhaço Inka Clown, vindo diretamente dos Andes, as terras mais altas das Américas, com uma trouxa repleta de truques, acrobacias, danças, equilibrismos e malabarismos para conquistar o público. Gracioso e desastrado, apresentará sua fiel companheira, a Lhaminha Acrobática, criada e adestrada por ele desde pequena. Suas falhas e erros farão todos rirem e se emocionar com suas peripécias.
Programação em Santo André (SP)
Atrações:
Banda Local: NÓ NA PEDRA
Banda Nacional: Marambaia
Teatro Local: O BERRO, espetáculo “À espera de mil aves”
Teatro Nacional: Circo Rebote
Agenda
9h - Abertura do Evento
9h - Abertura Rua Brincante
10h às 19h - Inicio Inscrições Oficinas
10h - Apresentação de Banda Instrumental Local
11h30 - Apresentação Teatro Local
16h - Apresentação Instrumental Nacional
17h - Apresentação Teatro Nacional
18h - Cinema Open Air
19h30 - Encerramento do Evento
Serviço:
O que: Eu Faço Cultura em Santo André (SP)
Quando: Sábado, 20 de setembro
Horário: 9h às 19h30
Quanto: Entrada gratuita
Onde: Parque da Juventude - Ana Maria Brandão, Santo André, SP

Atualizado em 15 Set 2014.