Guia da Semana

Próxima edição do movimento cultural Eu Faço Cultura vai estar em Santo André neste sábado

Após iniciar as atividades de 2014 no DF, projeto de iniciativa da Fenae e das Apcefs, chega à cidade dia 20 de setembro, a partir das 9h

Santo André (SP) será o terceiro município de São Paulo a receber a edição 2014 do Eu Faço Cultura. No dia 20 de setembro, sábado, no Parque da Juventude, a comunidade terá acesso a apresentações de música e teatro, além de oficinas em cinco modalidades: percussão, circo, fotografia, artes plásticas e dança. O acesso a todas as atrações é gratuito. As atividades do Eu Faço Cultura 2014 foram iniciadas no Gama, cidade-satélite do Distrito Federal, no dia 19 de julho.
O Eu Faço Cultura é o resultado concreto da mobilização do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). No Brasil, é o maior projeto cultural financiado com recursos do IR de pessoa física. A Lei Rouanet prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Essa é a base de funcionamento do MCPC, que já engajou cerca de 30 mil dos quase 100 mil empregados da Caixa. É com esses recursos do IR, mais o patrocínio da Caixa Seguros, que o Eu Faço Cultura é realizado.
“Por levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros, contribuindo para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes, o EFC é importantíssimo. Esse novo modelo beneficia ainda mais comunidades com fragilidades sociais”, destaca o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “São as doações dos empregados da Caixa que levam esse projeto cada vez mais longe e que o faz cada vez mais bonito”.
Ao longo dos sete anos de existência, o Eu Faço Cultura já passou por mais de 60 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que desde 2006, o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nesse período, as doações cresceram 366%.
Além de Distrito Federal, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sorocaba, Santo André e Santos, o calendário 2014 do EFC prevê a passagem por mais 8 localidades: São José dos Campos, em São Paulo; Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros, em Minas Gerais; Vitória (ES) e São Luís (MA).
Entre as apresentações, está a banda Nó na Pedra, que se apresenta às 10h. Formada por Keli Aragão, Valter Polido, André Marchiori e Luciane Locci, os artistas usam a música de 
qualidade como ferramenta principal para levar a todos uma bela mensagem. Num estilo alto astral, eles fazem da música contagiante e envolvente uma marca registrada. Com a mistura de Samba, MPB, Choro e Bossa Nova, criam nos shows momentos de interação total com o público. A alegria e o carisma da banda merecem destaque e são pontos altos também fora dos palcos.
Às 11h30, tem teatro infantil “À Espera de Mil Aves” com o Grupo "O BERRÔ!" de Artes. A 
peça conta a história de dois Clowns que decidem assistir à apresentação de Pombinho dos Albatrozes, um internacional domador de aves. O show, no entanto, é cancelado, depois que as aves voam para o Caribe. É aí que os dois decidem fazer o próprio espetáculo: Dois Clowns Em Busca de Um Fator. Um eletrizante show de variedade e alegria dentro do universo do circo e do teatro, cheio de criatividade e improviso, com muita qualidade e respeito para entreter todos os públicos.
Às 16h, tem show com a banda de música instrumental Marambaia. Formado por Marcelo 
Lima, Célio Maciel, Léo Barbosa, Félix Júnior e Sandro Jadão, o grupo já viajou o Brasil e 
passou por algumas cidades do exterior mostrando um pouco da marcante sonoridade. Este ano, o grupo lança seu terceiro CD. “Descompassado” é o segundo trabalho instrumental da banda, que também já gravou um CD com o cantor brasiliense George Lacerda.
E às 17h, é a vez do Circo Rebote com o palhaço Inka Clown, vindo diretamente dos Andes, as terras mais altas das Américas, com uma trouxa repleta de truques, acrobacias, danças, equilibrismos e malabarismos para conquistar o público. Gracioso e desastrado, apresentará sua fiel companheira, a Lhaminha Acrobática, criada e adestrada por ele desde pequena. Suas falhas e erros farão todos rirem e se emocionar com suas peripécias.
Programação em Santo André (SP)
Atrações:
Banda Local: NÓ NA PEDRA
Banda Nacional: Marambaia
Teatro Local: O BERRO, espetáculo “À espera de mil aves”
Teatro Nacional: Circo Rebote
Agenda
9h - Abertura do Evento
9h - Abertura Rua Brincante
10h às 19h - Inicio Inscrições Oficinas
10h - Apresentação de Banda Instrumental Local
11h30 - Apresentação Teatro Local
16h - Apresentação Instrumental Nacional
17h - Apresentação Teatro Nacional
18h - Cinema Open Air
19h30 - Encerramento do Evento
Serviço:
O que: Eu Faço Cultura em Santo André (SP)
Quando: Sábado, 20 de setembro
Horário: 9h às 19h30
Quanto: Entrada gratuita
Onde: Parque da Juventude - Ana Maria Brandão, Santo André, SP

Atualizado em 15 Set 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças