Guia da Semana

Foto: Evelyn Rodrigues


Nova Iorque nunca mais será a mesma depois da passagem do furacão Ivete Sangalo pelas terras do Tio Sam. No início de setembro, mais precisamente no dia 4, a cantora lotou o Madison Square Garden, um dos principais palcos da música mundial, localizado no coração da cidade norte-americana, para gravação de seu primeiro DVD internacional.

Ivete fez o que quis e levou a plateia ao delírio. É bem verdade que 98% do público era formado por brasileiros, que moram nos Estados Unidos ou que viajaram do Brasil especialmente para o show, mas a cantora mostrou bom-humor e brincou até com os gringos presentes. Arriscou falar e cantar em inglês e espanhol, tirou os sapatos, tocou bateria e, em certo momento, chegou até a sair de dentro de uma caixa gigante de presente tocando piano e cantando Easy, de Lionel Richie. Como sempre, fez o que melhor sabe fazer: colocar a multidão para dançar.

Muito emocionada, Ivete agradeceu a todo o apoio que recebeu na realização do que considerou um sonho e chegou às lágrimas, enquanto a plateia em coro cantava "O tempo inteiro a te admirar/perco o tino, paro de pensar, seguindo seus passos aonde quer que vá", trecho de Me Abraça, regravação que está entre as músicas consagradas da cantora. Também estão no repertório: Na base do beijo, Cadê Dalila, Agora eu já sei, Berimbau Metalizado e até uma versão remix do medley Festa/Sorte Grande.

Entre as participações especiais, destaque para Nelly Furtado, na faixa Where it begins, para o cantor colombiano Juanes, com quem dividiu os microfones em Dar-te, para o argentino Diego Torres, que participou em Agora eu já sei, e para Seu Jorge, com quem cantou Pensando em nós dois.

Após o término da gravação, mais uma vez Ivete quebrou o protocolo. Em um discurso repleto de adrenalina disse que o Brasil está sendo cada vez mais reconhecido no exterior, que gostaria que todos saíssem de lá se sentindo orgulhosos por ela e homenageou aos brasileiros que moram fora do país. Em seguida, anunciou mais quinze minutos de show e transformou o palco do Madison Square Garden em um verdadeiro carnaval fora de época, dividindo o microfone com os cantores Seu Jorge, Netinho, Preta Gil e Margareth Menezes, tudo no improviso.

A multidão ensandecida, entoando os versos We are the world of Carnaval, encerrou com gostinho de quero mais as quase três horas de show da cantora baiana na cidade de Nova Iorque. Ivete, aliás, prosseguiu com o lançamento de sua carreira internacional com um show no Canadá, em 6 setembro, no Brazilian Day. O furacão está mesmo investindo e, com certeza, será sucesso lá fora.

Veja a biografia de Ivete Sangalo.

Quem é a colunista: Evelyn Rodrigues.

O que faz: Jornalista e assessora de imprensa.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Bahia.

O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Kate Perry.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.