Guia da Semana

Não dá para falar de humor, stand up comedy e internet sem falar de Rafinhas Bastos. O jornalista e comediante é uma das grandes referências – se não a referência – quando o assunto é inovação e entretenimento – e claro, também é uma das pessoas mais lembradas no quesito “polêmicas”.

+ Em entrevista ao GDS, Fábio Porchat fala sobre carreira e novo espetáculo
+ Leia a entrevista em que Alexandre Frota fala sobre o lançamento do livro
+ "Não existe nenhuma possibilidade de projeto com os travessos", garante Rodriguinho

Com mais de 10 anos apostando na produção de vídeos para a internet, Rafinha realmente conhece o sucesso: seu canal no Youtube, no ar desde 2006, atingiu neste ano a marca de 1 milhão de inscritos. E pra quem acha que é pouco, o canal ainda acumula quase 120 milhões de visualizações.

Mas engana-se quem acha que Rafinha só sabe fazer humor. Atualmente no ar em “A Liga”, programa da Band que conta diversas histórias sob a perspectiva de quem as vive, o jornalista acaba de lançar o canal MARCAPASSO, que, assim como “A Liga”, possui uma pegada mais séria, com vídeos – na verdade documentários de curta duração – de histórias de vida interessantes.

Além do novo projeto Marcapasso, Rafinha ainda encabeça o programa de entrevistas “8 Minutos”, também veiculado em seu canal no Youtube, a série “A Vida de Rafinha Bastos”, exibida pelo canal pago FX, e seus espetáculos de stand up comedy. Atualmente, o comediante está em cartaz com seu segundo show solo, intitulado “Péssima Influência”.

Para entender um pouco mais sobre todos esses projetos, o Guia da Semana conversou com o humorista Rafinha Bastos. Confira:

O espetáculo “Péssima Influência” é o seu segundo projeto de stand-up. Por que essa demora em criar um novo show?
Na verdade eu já faço este show desde 2011. É que nunca entrei em temporada em São Paulo com ele. O material não é factual, então não perdi as piadas. O show ainda está fresco.

Quais são as principais diferenças dos shows “Arte do Insulto” e “Péssima Influência”?
Acho que evolui na minha maneira de escrever, na minha maneira de ver a comédia. Faço stand-up há muito pouco tempo (apenas 10 anos), então acho que este show é infinitamente superior ao primeiro.

Você se acha uma péssima influência?
Não, minha mãe é que acha.

Quais são as suas expectativas para o show no Teatro Bradesco?
Tô super empolgado porque ainda não me apresentei em São Paulo com este show e ainda mais empolgado pelo fato do teatro ficar a cinco quadras da minha casa.

O seu programa de entrevistas “8 Minutos” é um sucesso. Como funciona a escolha dos entrevistados e qual é o fio condutor para essas entrevistas?
Não há nada roteirizado. Buscamos pessoas que eu quero muito conversar e simplesmente sento pra bater um papo. Livre assim. Estou muito feliz com o sucesso do projeto.

Qual é a entrevista mais foda do “8 minutos”?
Tenho vários "preferidos", mas gosto muito do papo com o Carlos Alberto de Nóbrega. Foi o primeiro 8 MINUTOS, e eu adoro.

Por que 8 minutos?
Foi uma sugestão do meu amigo Fernando Muylaert, que me ajuda na direção do quadro. Achamos que seria o tempo ideal. E era. Deu certo.

No dia 10 de outubro você lançou no Youtube o canal “MARCAPASSO", que foca em histórias reais de superação. O que te levou a desenvolver esse projeto? Qual é a essência desse trabalho?
Há muito tempo queria fazer algo na web que fosse além da comédia. Venho assistindo muito conteúdo que tem outra pegada. E o Marcapasso nasceu dessa busca.

Essa pegada “mais real” também é uma das características do programa “A Liga”, da Band, que por sinal você voltou a gravar. Como você encarou esse convite e o que mudou no programa desde a sua saída? Você pretende continuar na atração?
Nós já tínhamos conversado sobre uma possível volta no ano passado, mas achei que não seria a melhor hora. Pintou o papo de novo este ano e topei. Nada mudou na maneira de fazer o programa. É um projeto com o qual me identifico e tenho orgulho de fazer parte, mas não sei o que será do ano que vem. Ainda não definimos nada.

No inicio deste mês você ficou sabendo da segunda temporada da série "A Vida de Rafinha Bastos”, do canal a cabo FX. Como você recebeu essa notícia? Você já tem algo definido para a nova fase da atração? Tem alguma coisa que pretende incluir ou tirar do roteiro?
Soube, através da FX, que o programa teve uma grande aceitação e a audiência foi super legal. Isso me deixou muito feliz, mas não tem uma segunda temporada confirmada ainda. Adoraria fazer mais coisas com a FX e pelo jeito tem muita coisa pra acontecer. Vamos ver o que vai rolar.

Quais são seus próximos passos? Você já tem planos para 2014?
Quero ficar mais tempo com a minha mulher, meu filho e meus cachorros.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 29 Out 2013.