Guia da Semana




Quem nunca escutou a mesma música centenas, milhares de vezes? É a coisa mais normal do mundo. Assim como é a coisa mais normal enjoar de tanto repetir aquelas estrofes, aqueles versos e escutá-los bem de vez em quando ou então nunca mais. A questão também pode ser bem simples: um caso de mudança de comportamento. "Putz, eu escutava isso quando era criança", "Não, hoje eu só escuto música brasileira", "Metal! Metal!". A gente pode chamar de fases do ser humano, afinal de contas não é fácil achar uma criança que goste de Chico Buarque ou um senhor de idade que escute metal nas alturas. A fase passa, mas a música fica.

A música marca qualquer momento. É ela que torna a cerimônia de casamento ainda mais emocionante. Ela é capaz de eternizar pessoas, relacionamentos, sentimentos. Escutá-la mais de uma vez, é viver esses momentos em qualquer lugar e situação. O que não podemos fazer é julgar um gênero musical de ruim. Uma coisa é o artista ser ruim, não ter formação. Outra é dizer que é ruim, porque simplesmente não gosta do som. Precisamos lembrar que aquela música talvez represente muita coisa para uma pessoa e por aí vai. Agora uma coisa é certa: se a música eterniza um momento, um momento também pode eternizá-la.

Quem nunca escutou de uma pessoa: Beatles é atemporal? Ou que Pink Floyd revolucionou? E que Tom e seus "comparsas" da bossa nova criaram um estilo inimitável até hoje? Sim, quer queria quer não, estes são apenas alguns exemplos de artistas eternos, que marcaram a história da música, cada um na sua época, cada um na sua. Alguns podem até não gostar do estilo, mas temos que ser honestos: são excelentes, inovadores, atemporais. Em outras palavras, eternos.

Leia as colunas anteriores de Fernando Segredo:

Como faz?

Notas perdidas

Um barzinho e um violão

Quem é o colunista: Fernando Segredo.

O que faz: Redator Publicitário.

Pecado gastronômico: Comida italiana ou japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Os lugares que ainda não conheci.

O que está escutando em seu mp3, iPod ou no carro: Dave Matthews Band, João Gilberto, Vanessa da Mata

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.