Guia da Semana

Ivete Sangalo é a única artista a participar das três edições do Rock In Rio Lisboa


O Rock In Rio está de volta ao Brasil. Mas o maior festival de música que o país já teve só deve voltar ao Rio de Janeiro em 2014, complementando os festejos da Copa do Mundo. Entretanto, a versão portuguesa chega a sua terceira edição em 2008, se expandindo até Madri e reunindo um número maior de artistas.

A primeira atração brasileira confirmada nos palcos lusitanos é a diva do axé music Ivete Sangalo. E não poderia ser diferente: a baiana é a única artista que participou de todas as edições do evento em Portugal. Após emplacar um dos DVDs mais vendidos de 2007, a cantora volta a Lisboa para desfilar sua inesgotável coleção de sucessos. Ivete, que debutou no festival em 2004, foi ovacionada pelos fãs portugueses dois anos mais tarde, na segunda edição do evento.

Quem deve dividir o palco com a diva do carnaval baiano é o espanhol Alejandro Sanz. O cantor, que já emplacou 20 milhões de cópias em quase 15 anos de carreira, repertirá o dueto travado em 2006, quando foi convidado para a gravação do DVD Ivete Sangalo Ao Vivo No Maracanã.

Procurando reunir um público superior às edições anteriores, os organizadores apostam na presença do Metallica, expoente absoluto do heavy metal. James Hetfield & Cia. devem resgatar as quase três décadas de trajetória durante a apresentação mais aguardada do dia 5 de junho - data agendada especialmente para o quarteto, já que a previsão anterior coincidiria com uma partida da seleção portuguesa.

O peso do rock poderá ser sentido ainda com o Machine Head, outra atração confirmada para a mesma data. O grupo californiano divulga seu sexto álbum, The Blackening, trabalho que inclui a faixa Battery, composta justamente pela principal atração da noite, o Metallica.

Conexão Madri

Após cruzar o oceano Atlântico e pousar em Lisboa, o Rock In Rio atravessou as fronteiras lusitanas e chega agora em Madri. Em seis dias de shows e baladas, o festival promete reunir milhares de pessoas em Arganda Del Rey, cidade localizada a 40 km da capital esponhola. Assim como na edição portuguesa, o line-up madrileno ainda não está completo, mas já conta com nomes confirmados.

Em fase apagada, Lenny Kravitz é o maior destaque da escalação espanhola ao lado do lendário The Police (foto). Enquanto, o autor de American Woman e Fly Away se apresentará no dia 6 de junho, o trio capitaneado por Sting deve sacudir a Ciudad Del Rock na noite anterior. Completam a festa a jovem Tokio Hotel Club e as pratas da casa Alejandro Sanz, El Canto Del Loco e Los Hombres G.

O trio britânico The Police é o carro-chefe do Rock In Rio Madrid


Os madrilenos também investiram pesado para trazer dois dos principais nomes da cena eletrônica: o celebrado DJ holandês Tiësto e o inglês Carl Cox. O público ainda dança ao som das pick-ups locais comandadas por Wally López e Simon & Shaker.

Serviço

Rock In Rio - Madri
Datas: 25, 26 e 27 de junho; 4, 5 e 6 de julho
Local: Ciudad Del Rock - Arganda Del Rey (40km de Madri)
Preços: ainda não divulgados

Rock In Rio - Lisboa
Datas: 30 e 31 de maio; 1º, 5 e 6 de junho
Local: Cidade do Rock, Parque Bela Vista - Lisboa
Preços: 53 euros (Platéia) e 200 euros (Platéia VIP)

Atualizado em 6 Set 2011.