Guia da Semana



O grupo mineiro Skank surgiu em 1991, lançou seu primeiro álbum de forma independente e despertou o interesse de grandes gravadoras. O segundo disco, Calango, de 1994, foi um sucesso. O trabalho trouxe hits como Jackie Tequila e Te Ver. O álbum seguinte, O Samba Paconé (1996), foi ainda mais longe, sendo conhecido internacionalmente - a música Garota Nacional se tornou um fenômeno. Com trabalhos mais eletrônicos, os mineiros mostraram ao público os álbuns Siderado (1998) e Maquinarama (2000). Resposta, Saideira e Balada do Amor Inabalável foram destaques. A turnê de Cosmotron, CD de 2003, atingiu Portugal, Inglaterra e Bélgica.

Em 2004, apareceu um dos hits mais tocados do grupo, a canção Vamos Fugir, de Gilberto Gil e Liminha. A melodia integrava o set list do disco Radiola. Em 2006, lançado Carrossel, o nono álbum do Skank, que se tornou a primeira banda a disponibilizar suas músicas em um aparelho celular, modelo W300 da Sony Ericsson.

Dois anos depois, lançaram Estandarte, com destaque para o sucesso Ainda Gosto Dela, em que Samuel Rosa dividiu os vocais com a cantora Negra Li. A música foi um sucesso, pedida por milhares de ouvintes nas rádios de todo o país. No mesmo ano, o grupo promoveu mais uma ação pioneira, a escolha das canções no bis de seus shows, pelos fãs, via SMS. Em março de 2009, o Skank anunciou o segundo single deste álbum, Sutilmente, a música foi escolhida pelos internautas em votação no site oficial da banda.

No dia 19 de junho de 2010, o quarteto gravou, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o CD/DVD e Blue Ray, Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão, em parceria com a Sony e o canal Multishow. A apresentação marcou o último evento neste estádio, que fechou para a Copa do Mundo de 2014. O show contou com a participação de Negra li, na canção Ainda Gosto Dela. No final do mesmo ano, os rapazes foram confirmados como uma das atrações do Rock In Rio, em outubro de 2011.

Foto: Divulgação
Site oficial: http://skank.uol.com.br/

Atualizado em 6 Set 2011.