Guia da Semana

Em 2014, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta-se em 62 concertos, sendo que 18 deles acontecem no interior do Estado e dois em Córdoba e Rosário, na Argentina. Maestros de renome e solistas virtuosos dividem o palco com a orquestra em repertórios que contemplam obras-primas da músicas orquestral, bem como ópera, musical e MPB. Neste ano, a temporada inicia-se com um concerto dedicado ao cinema. Trilhas de filmes serão executadas sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, no dia 9 de março, no Auditório Araújo Vianna.

+ Músicas clássicas que conhecemos graças aos desenhos
+ História da Arte para leigos

A ópera Tosca, de Giacomo Puccini, em forma de concerto, ganha quatro noites no Theatro São Pedro, nos últimos dias de agosto. Para os admiradores da música coral, a Ospa e seu coro sinfônico apresentam o Te Deum de Ernani Aguiar e a Sinfonia Fúnebre e Triunfal, de Hector Belioz. O público da música orquestral, por sua vez, tem a oportunidade de ouvir a Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler; o balé Daphnis et chloe, de Maurice Ravel, e o Concerto para viola e orquestra de Krzysztof Penderecki, compositor contemporâneo cuja obra será visitada pela primeira vez pela orquestra.

Kiyotaka Teraoka, Shinik Hahm e Ira Levin são alguns dos regentes convidados, sendo que Levin vem como maestro e solista para o Concerto para piano nº2 de Mozart. Entre os solistas convidados, estão nomes prestigiados como o pianista brasileiro Nelson Freire, o contrabaixista italiano Giuseppe Ettorre, e a pianista coreana Hyejin Kim.

Mais informações estão disponíveis no site da Ospa e pelo telefone 3222 7387.

Atualizado em 20 Fev 2014.