Guia da Semana

Foto: João Caldas


Uma peça de teatro inusitada usa o conceito da verdade como pano de fundo de uma trama surpreendente. Até que ponto os atores estão sendo verdadeiros - e como decidir quem está com a razão? Usando a história bíblica do Rei Salomão, a Barracão Cultural mostra o Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-verdades Inteiras, de graça, em três pontos distintos de São Paulo: o Parque Lydia, na Vila Prudente; na rua São Quirino, na Vila Maria; e no Parque Lina e Paulo Raia, no Jabaquara, nos dias 6, 7 e 10 de agosto.


O Rei Salomão entra na história naquela cena famosíssima da sua decisão sobre o futuro de duas mulheres que afirmam ser a mãe de uma criança. Na Bíblia, o rei resolve acabar com o imbróglio dizendo que cortaria o pequeno ao meio e daria uma metade para cada mãe. Uma das mulheres aceita o veredicto, mas a outra chora muito e disse que prefere ver o filho vivo com a outra mulher do que vê-lo morto -assim, Salomão decide que essa é a verdadeira mãe.

Já na versão da Barracão, três pessoas invadem a encenação acreditando que lá é um tribunal de verdade e querem uma solução para o seu problema: quem é o verdadeiro dono de uma garrafa que contém ninguém menos que o diabo, pego na encruzilhada, numa noite de lua cheia. "A ideia é mostrar o que é verdade, o que é mito e o que é lenda. A verdade é um ponto de vista", explica a idealizadora do evento, Eloisa Elena.


Para chegar no formato final do espetáculo, Eloisa e sua equipe fizeram uma pesquisa profunda sobre o teatro de rua, já que é a primeira vez que a Barracão faz um trabalho do tipo. As diferenças aparecem logo: além de ser muito mais democrático e atingir o público transeunte, a linguagem precisa ser mais ágil - e a música torna-se um elemento importante na construção do texto. "Ela estabelece uma comunicação com todos os públicos, é um elo que liga todos", conta ela, que também é uma das atrizes da peça. E, para descobrir quem está falando a verdade - se é que é verdade -, nada melhor do que conferir pessoalmente as sessões do Tribunal. E descobrir por você mesmo.


Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias-verdades Inteiras
Telefone para informações: (11) 5539-1275
Entrada: gratuita


6 de agosto
Parque Lydia
Rua João Pedro Lecor, s/nº, Vila Prudente
Horários: às 11h e 15h


7 de agosto
Rua São Quirino, 905, Vila Maria
Horários: às 11h e 15h


10 de agosto
Parque Lina e Paulo Raia
Rua Volkswagen, s/nº, Jabaquara
Horários: às 10h30 e 14h30

Atualizado em 6 Set 2011.