Guia da Semana

Foto: Divulgação

Dizem que as cicatrizes desaparecem com mais rapidez nas crianças do que nos adultos. Não é o que acontece com Joseph Vaugham, personagem de Uma Crença Silenciosa em Anjos, de R.J.Eliot. O livro do autor inglês soa como um desabafo por todos os obstáculos não planejados de sua vida.

A obra, inicialmente, apresenta-se como um tradicional romance de suspense. Na Geórgia (EUA), o garoto de 12 anos acompanha uma série de assassinatos de garotas, todas de pouca idade, que são estupradas e esquartejadas. Inconformado, forma com os amigos um grupo chamado Os Guardiões, que tentará proteger futuras vítimas e encontrar o assassino. Além disso, o menino enfrenta a precoce morte do pai e o relacionamento proibido de sua mãe com o marido de uma amiga. Todos esses fatos ainda têm como cenário a Segunda Guerra Mundial.

Anos depois, o agora já rapaz não consegue esquecer o que acontece em sua cidade natal. Mesmo distante fisicamente daquele lugar, sua cabeça permanece em busca de respostas para tudo aquilo. E todas essas dúvidas vão se transformando em traumas que o atormentam em qualquer lugar, até mudar completamente o rumo que planejara para sua vida.

Em um determinado momento, a obra propõe ao leitor, de forma muito sutil, um questionamento sobre a vida. Eu hoje sou como imaginava ser quando criança? Tenho a aparência física que eu esperava ter ainda quando eu era adolescente? Meu trabalho, minha profissão, meus amigos, minha família, onde moro... Foi isso que planejei?

J.R.Eliot, em seu quinto trabalho, aparece como um grande contador de lembranças. Ainda que pouco perceptível, seu trabalho propõe ao leitor uma reavaliação da vida, com a diferença de que este, ainda, pode mudar o rumo de sua própria história.


Uma Crença Silenciosa em Anjos
Autor:
R.J.Eliot
Editora: Íntriseca
Preço sugerido: R$ 39,90
Avaliação: (**) Bom
(*) Vale o preço; (**) Bom; (***)Excelente

Quem é o colunista : Rafael Andrade Jardim

O que faz: Jornalista de gastronomia, autor do livro Dossiê Corinthians

Pecado gastronômico: Macarrão a alho e óleo com queijo ralado e mostarda.

Melhor lugar do Brasil: Interlagos.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.