Guia da Semana

Se a 29ª Bienal de São Paulo traçou um paralelo entre arte e política, a exposição Verdade - Fraternidade - Arte: Secessão de Dresden - Grupo 1919 e Contemporâneos reafirma a ligação entre essas duas vertentes.

Na mostra, pioneira no Brasil, os visitantes podem conhecer 50 obras produzidas entre 1910 e 1933, representando o período que antecedeu a I Guerra Mundial até a ascensão de Adolph Hitler ao poder.


Fotos: Divulgação
A Bestialidade Avança, de George Grosz


São pinturas, aquarelas e gravuras de 19 artistas plásticos expressionistas. Entre eles, estão membros da comunidade Secessão de Dresden - Grupo 1919, reunidos pelo ideal de conferir à arte uma verdade interior com forte preocupação com os problemas sociais.

Ambientadas principalmente durante o período pós-guerra, o retorno do otimismo e a nova decadência, as obras comprovam a necessidade da arte de se renovar, de buscar novos rumos e de transmitir valores a cada época.

Durante a visita, podem ser conferidos trabalhos de artistas como Peter August Böckstiegel, Otto Dix, Will Heckrott, Otto Lange, George Grosz, Constantin Von Mitschke-Collande, Lasar Segall, Walter Jacob, Käthe Kollwitz e Kurt Schwitters.


As Mães, da alemã Käthe Kollwitz


Entre as obras, destacam-se o álbum com 12 gravuras, editado pelo próprio Grupo 1919; A Bestialidade Avança, de George Grosz, e Eternos Caminhantes, de Lasar Segall, de 1919, época em que o pintor vivia na Alemanha, pouco antes de emigrar para o Brasil em 1923.

O acervo traz ainda periódicos alemães com referência ao Grupo, publicados nas décadas de 1910 e 1920, e que pertencem ao arquivo de Segall.


Serviço
Local: Museu Lasar Segall
Endereço: Rua Berta, 111, Vila Mariana, São Paulo -SP
Telefone: (11) 5574-7322
Data: até 20 de fevereiro de 2011.
Horários: Terça a sábado e feriados, 14h às 19h, domingos, 14h às 18h.
Preço: Grátis

Atualizado em 6 Set 2011.