Guia da Semana

Vida longa ao astro

Imitado por alguns, criticado por outros e idolatrado por muitos. Michael Jackson chega aos 50 anos

Foto: Reprodução


Milhões de discos vendidos, 44 anos de carreira, uma fortuna invejável e o título exclusivo de Rei do Pop. Nesta sexta, um dos maiores nomes da música mundial completa 50 anos. Por tudo isso, Michael Jackson é um artista único e excêntrico.

Para comemorar a ilustre data, o Guia da Semana preparou uma matéria com as maiores curiosidades, os feitos e os motivos que levaram MJ a ser um artista inconfundível, para o bem ou para o mal.

750 milhões vendidos; Só Thriller, 110 mi

Quando se fala em Michael Jackson tudo é diferente e exagerado. Em 1982, Jackson deu o verdadeiro "pulo do gato" em sua carreira ao lançar Thriller. O álbum vendeu 110 milhões de cópias, sendo até hoje o disco mais vendido da história. O LP emplacou cinco músicas no topo das paradas britânicas e americanas e rendeu ao astro oito prêmios Billboard, um dos mais importantes da música, além de dois Grammy. Não bastasse deter o recorde do álbum mais vendido da história, Michael ainda é o artista que mais vendeu CDs em todos os tempos: 750 milhões de cópias. O mundo, a partir de Thriller, ganha um rei do pop.

O que aconteceu com o nariz? E a cor?

Quem tem seus 30 anos ou mais irá se lembrar de 1987. Quando Michael Jackson apareceu mais claro na capa de Bad e logo um boato surgiu: O astro negro queria mudar de cor e para isso estaria fazendo tratamento, e diziam, dormindo em bolhas de oxigênio para clarear.
Nada é certeza, mas a versão oficial da história é a de que ele sofre de Vitiligo em estágio avançadíssimo. Por isso, o cantor está cada vez mais esbranquiçado. Quanto ao nariz, é resultado de plástica. Muita plástica. Desde a primeira em 1978, calcula-se que o Rei do Pop tenha feito cerca de 10 intervenções nas narinas. O resultado? Basta compará-lo com suas fotos dos anos 70.

Foto: Reprodução


O porquê de sua excentricidade

Todo fã de Michael se pergunta: "Ele tem dinheiro, sucesso e parece não ser feliz. Por que ele só se mete em confusão e faz coisas estranhas?".
Nunca foi dito nitidamente, nem por Jackson ou nenhum integrante de sua família, mas nas entrelinhas, se sabe que o cantor sofreu muito na infância. Com 6 anos, o pai já o obrigava a cantar e a ensaiar exaustivamente com seus irmãos no Jackson Five. Se não o fizesse, apanhava violentamente.
Michael não brincou, não aproveitou a infância, não teve adolescência e talvez aí esteja o xis da questão e a explicação para suas atitudes bizarras na vida adulta. Como comprar uma mansão e a chamar de Neverland (nome da cidade do Peterpan no desenho), fazer seus filhos usarem fantasias, máscaras, se casar escondido e ter, digamos, muita proximidade com crianças.

É o rei do pop

Michael Jackson não lança disco há 8 anos, não faz mais shows e só aparece na mídia ultimamente por suas bizarrices. Mas é só dar uma saída pelas baladas da cidade, ou acompanhar os últimos lançamentos musicais que veremos que o título de Rei do Pop continua sendo dele. Na noite, em baladas freqüentadas por pessoas que, quando ele estava no auge, mal eram nascidas, vira e mexe rola algum clássico do ídolo na pista e o pessoal vai ao delírio.

Artistas da black music e do pop como Rihanna e Justin Timberlake assumem inspiração e idolatria no astro. É por essas e outras, que o recém-cinquentão ainda é o Rei do Pop.

Discografia

  • Got To Be There (1971)

  • Ben (1972)

  • Music and Me (1973)

  • Forever, Michael (1975)

  • Off The Wall (1979)

  • One Day in your Life (1981)

  • Thriller (1982)

  • Farewell my Summer Love (1984)

  • Bad (1987)

  • Dangerous (1991)

  • Invincible (2001)

    Quem curte o som de Michael, pode ouvir alguns sucessos de sua carreira nas casas abaixo:

  • Trash 80´s - Clube Caravaggio

  • Gambiarra - Salvador Dali

  • Gente Bonita

  • Clube Praga

  • The Irish Pub

  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

    Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

    Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

    Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

    6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

    Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

    13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

    Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

    Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

    Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

    Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

    Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças