Guia da Semana

Visita ao Risadaria

O Guia da Semana visitou o Risadaria esta sexta-feira e te conta um pouco mais do maior festival de comédia da América Latina

"A maratona mais engraçada de todos os tempos" ou "o maior festival de comédia da América Latina". Chegando a sua terceira edição, o Risadaria carrega adjetivos como se tivesse com muitos anos de estrada. O Guia da Semana visitou o evento esta sexta-feira, dia 23, e te conta um pouco mais da atração que virou a Meca da comédia brasileira.

O grande assunto do dia não tinha como ser outro. A morte de Chico Anysio gerou homenagens e piadas, roubando o foco de Renato Aragão, grande homenageado da edição. Aliás, a exposição inspirada no eterno Didi Mocó se mostra muito tímida e, apesar de trazer materiais curiosos como alguns troféus imprensa que ator ganhou e figurinos clássicos, podia ter sido mais bem trabalhada.


"Todo dia a gente torce para que seja o Sarney, mas o hoje foi o Chico" - Marcelo Tas

Outro tema recorrente do dia foi o limite da comédia, que gerou um interessante debate entre  Serginho Groisman, Luis Erlanger, Marcelo Tas, Marcelo Madureira e Luiz França, dono do Kitsch Club, que recentemente se viu envolvido por polêmicas por causa da realização do o espetáculo Proibidão do Funk.

Uma novidade este ano, foi que pela primeira vez a organização reservou um espaço voltado para crianças, o Risadaria Kids, inspirado no Bob Esponja. Escolha acertada, afinal, o ser amarelo é referência de humor entre os pequenos. O espaço parece pequeno, mas para um primeiro ano está de bom tamanho.

Mas o mais divertido do Risadaria é poder encontrar grandes nomes da comédia passeando pelo Pavilhão da Bienal, como o organizador Paulo Bonfá, que podia ser visto organizando pessoalmente detalhes do evento;  e o comediante Danilo Gentilli, que atraia uma legião de fãs onde quer que fosse. Aliás, Danilo, merece destaque especial.



O comediante tem um estande próprio onde é possível comprar todos seus DVDs e livros, além de canecas do programa “Agora é tarde”. Além do merchandising, o apresentador reserva um tempo para sessões do autógrafos, passando quase duas horas desta sexta-feira dando assinaturas para agradar seu público.

Para encerrar a noite o principal evento: o Encontros Gozados reúne no palco do teatro diversos tipos de humoristas de várias vertentes. A Cia. Melhores do Mundo contagiou o público reprisando sua famosa esquete de Joseph Climber. Outros momentos altos foram as apresentações do comediante português Ricardo Araújo, fazendo graça dos perigos de São Paulo; e a dupla da Comédia em Preto e Branco, stand-up com humor negro no máximo.

No final das contas, o Risadaria se mostra um grande evento recheado de grandes nomes, mas que tem muito para crescer ainda. Quem sabe no futuro, o festival que ocupa apenas o andar térrero da Bienal não chegue a ocupar o pavilhão inteiro?

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças