Guia da Semana

"A maratona mais engraçada de todos os tempos" ou "o maior festival de comédia da América Latina". Chegando a sua terceira edição, o Risadaria carrega adjetivos como se tivesse com muitos anos de estrada. O Guia da Semana visitou o evento esta sexta-feira, dia 23, e te conta um pouco mais da atração que virou a Meca da comédia brasileira.

O grande assunto do dia não tinha como ser outro. A morte de Chico Anysio gerou homenagens e piadas, roubando o foco de Renato Aragão, grande homenageado da edição. Aliás, a exposição inspirada no eterno Didi Mocó se mostra muito tímida e, apesar de trazer materiais curiosos como alguns troféus imprensa que ator ganhou e figurinos clássicos, podia ter sido mais bem trabalhada.


"Todo dia a gente torce para que seja o Sarney, mas o hoje foi o Chico" - Marcelo Tas

Outro tema recorrente do dia foi o limite da comédia, que gerou um interessante debate entre Serginho Groisman, Luis Erlanger, Marcelo Tas, Marcelo Madureira e Luiz França, dono do Kitsch Club, que recentemente se viu envolvido por polêmicas por causa da realização do o espetáculo Proibidão do Funk.

Uma novidade este ano, foi que pela primeira vez a organização reservou um espaço voltado para crianças, o Risadaria Kids, inspirado no Bob Esponja. Escolha acertada, afinal, o ser amarelo é referência de humor entre os pequenos. O espaço parece pequeno, mas para um primeiro ano está de bom tamanho.

Mas o mais divertido do Risadaria é poder encontrar grandes nomes da comédia passeando pelo Pavilhão da Bienal, como o organizador Paulo Bonfá, que podia ser visto organizando pessoalmente detalhes do evento; e o comediante Danilo Gentilli, que atraia uma legião de fãs onde quer que fosse. Aliás, Danilo, merece destaque especial.



O comediante tem um estande próprio onde é possível comprar todos seus DVDs e livros, além de canecas do programa “Agora é tarde”. Além do merchandising, o apresentador reserva um tempo para sessões do autógrafos, passando quase duas horas desta sexta-feira dando assinaturas para agradar seu público.

Para encerrar a noite o principal evento: o Encontros Gozados reúne no palco do teatro diversos tipos de humoristas de várias vertentes. A Cia. Melhores do Mundo contagiou o público reprisando sua famosa esquete de Joseph Climber. Outros momentos altos foram as apresentações do comediante português Ricardo Araújo, fazendo graça dos perigos de São Paulo; e a dupla da Comédia em Preto e Branco, stand-up com humor negro no máximo.

No final das contas, o Risadaria se mostra um grande evento recheado de grandes nomes, mas que tem muito para crescer ainda. Quem sabe no futuro, o festival que ocupa apenas o andar térrero da Bienal não chegue a ocupar o pavilhão inteiro?

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.