Guia da Semana

Woodstock brasileiro

Em sua décima edição, festival reúne astros nacionais e internacionais da música em palcos cariocas.

No longínquo mês de janeiro de 1985, o empresário Roberto Medina reuniu na cidade do Rio de Janeiro alguns dos principais nomes do rock'n roll mundial. Era a primeira edição do Rock in Rio, evento marcado por apresentações memoráveis de grupos como Iron Maiden, do (ressuscitado) quarteto inglês Queen e dos dinossauros do rock progressivo Yes, entre outras atrações de destaque. Para quem perdeu aquela chance, ou mesmo não tinha idade para participar, uma nova edição do Rock in Rio está prestes a ser realizada.

Entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro, o Parque Olímpico Cidade do Rock, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebe o Rock in Rio 2011. De acordo com a organização, em nove edições realizadas - Brasil (1985, 1991 e 2001) -, Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e Espanha (2008 e 2010), o evento já reuniu mais de cinco milhões de pessoas, que aplaudiram ao vivo 656 bandas. Totalizando, foram cerca de 780 horas de música, com transmissão para mais de um bilhão de telespectadores em 80 países.

Cidade do Rock

No total, o festival ocupará uma área de 150 mil m², com direito a uma lagoa natural na paisagem e muitas atrações, que serão divididas em diversos locais. No Palco Mundo, por exemplo, tocarão as bandas mundialmente consagradas. Já o Palco Sunset será um espaço onde artistas brasileiros convidam cantores nacionais e internacionais para Jam sessions. 


A Tenda Eletrônica apresentará DJs brasileiros e estrangeiros animando o público ao som de muita música eletrônica. Desfiles cheios de estilo, num espaço que combina música e moda, é o mote do Espaço Moda.

O evento também conta com atrações como a Rock Street, rua cenográfica inspirada em Nova Orleans (EUA), onde bandas de street jazz se apresentarão em meio a bares e restaurantes. O público presente também terá à disposição uma tirolesa, onde os corajosos poderão voar sobre a plateia, bem em frente ao Palco Mundo. Uma Roda Gigante de 28 metros de altura, que oferece uma vista panorâmica de toda a região, completa o cenário.

Destaques da programação

Até o momento, a organização do Rock in Rio 2011 já confirmou a participação de alguns dos grandes nomes da música mundial, como Elton John, Rihanna, Red Hot Chili Peppers, Metallica e Shakira, entre outros. Quanto às atrações nacionais, Ivete Sangalo, Jota Quest e Roberto Frejat também confirmaram presença. A seguir, confira a escalação dos astros e estrelas para cada dia de festival:

Dia 23 de setembro (sexta-feira)

Palco Mundo: Elton John, Rihanna, Katy Perry e Claudia Leitte.
Palco Sunset: Móveis Coloniais de Acajú + Orquestra Rumpilezz + Mariana Aydar / Ed Motta + Rui Veloso + convidado a ser confirmado / Bebel Gilberto + Sandra de Sá / The Asteroids Galaxy Tour + convidado a ser confirmado.

Dia 24 de setembro (sábado)

Palco Mundo: Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Capital Inicial, Stone Sour e NX Zero.
Palco Sunset: Marcelo Yuka + Cibelle + Karina Buhr + Amora Pêra / Tulipa Ruiz + Nação Zumbi / Milton Nascimento + Esperanza Spalding / Mike Patton e Mondo Cane + Orquestra.

Dia 25 de setembro (domingo)

Palco Mundo: Metallica, Motörhead, Coheed and Cambria, Slipknot e uma banda a ser confirmada.
Palco Sunset: Matanza + B Negão / Korzus + The Punk Metal Allstars / Angra + Tarja Turunen / Sepultura + Tambours du Bronx.

Dia 30 de setembro (sexta-feira)

Palco Mundo: Shakira, Lenny Kravitz, Marcelo D2, Ivete Sangalo e Jota Quest.
Palco Sunset: Buraka Som Sistema + Mix Hell / João Donato + Céu / Cidade Negra + Martinho da Vila + Emicida / Monobloco + Macaco.

Dia 1º de outubro (sábado)

Palco Mundo: Coldplay, Skank, Frejat e duas bandas a serem confirmadas.
Palco Sunset: Cidadão Instigado + Júpiter Maçã / Tiê + Jorge Drexler / Zeca Baleiro + Concha Buika / Erasmo Carlos + Arnaldo Antunes.

Dia 2 de outubro (domingo)

Palco Mundo: Guns N' Roses, Pitty e mais três bandas a serem confirmadas.
Palco Sunset: The Monomes + David Fonseca / Mutantes + Tom Zé / Titãs + Xutos & Pontapés / Marcelo Camelo + Convidado a ser confirmado.

Ingressos

As entradas para cada dia do Rock in Rio 2011 custam R$ 190,00 (inteira) e R$ 95,00 (meia) e poderão ser compradas pelo site oficial do evento, além de alguns shopping centers, que serão divulgados posteriormente pela organização. O primeiro lote de 100 mil ingressos já se esgotou. As vendas serão retomadas em 7 de maio, porém, clientes do Banco Itaú tem prioridade de compra desde 22 de março.

Atualizado em 21 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças