Guia da Semana

Foto: Marcus Oliveira


A fórmula pode parecer manjada, porém o herói versão brazuca é bem diferente do original. Sucesso em Londres e Paris, Zorro, O musical chega à capital paulista no Teatro das Artes e revive a trajetória de Diego de La Vega - interpretado por Murilo Rosa e Jarbas Homem de Melo - que assume a identidade do personagem que combate seu irmão, Ramon, e se envolve com Luiza - Camilla Camargo - seu grande amor de infância.

Dirigido por Roberto Lage e inspirado no livro de Isabel Allende, Zorro, O começo da Lenda, o espetáculo brasileiro será executado por uma orquestra de dez músicos com direção musical e preparação vocal de Thiago Gimenes, sendo o som um dos pontos altos da peça. As canções são parte do repertório do grupo francês Gipsy Kings e embalam a trama hits como Djobi, Djoba e Bamboleo, entre outras canções latinas.

Herói abrasileirado

Don Diego de La Vega é um jovem rico que sai da Califórnia e vai estudar em Barcelona deixando para trás Luiza. Tempos depois na cidade, o rapaz se afasta da escola para se juntar ao grupo de ciganos e logo se torna um dos deles. Ao voltar a sua terra natal, descobre que seu pai faleceu e que seu irmão comanda o povoado de forma opressora. Vendo tudo isso, Diego deixa seu lado heróico ganhar vez e torna-se o mascarado Zorro.

De acordo com o diretor Roberto Lage, o herói já é reconhecido mundialmente e a forma que ele encontrou para que a peça não se tornasse uma cópia do original francês foi justamente a sensualidade peculiar das regiões latinas. "Observei nas montagens de fora que havia uma assepsia, um protestantismo que rondava toda a peça. As ciganas eram muito cobertas, nenhuma sensualidade. A nossa é mais sensual, envolve coreografia, música e o jogo de cintura do brasileiro", ressalta o diretor.

Foto: Marcus Oliveira


O projeto pretende proporcionar ao público uma nova experiência de assistir teatro musical. O espaço onde será exibida a peça terá cenografia temática desde a bilheteira, hall, até a sala de espetáculo. Segundo o diretor Lage, comparando com um grande show, Zorro segue uma linha de acústico. "Tem alguns efeitos necessários, mas a peça é muito mais baseada na qualidade de interpretação dos atores. Até porque o palco que escolhemos não é muito grande e isso deixa a peça mais compacta e o ator mais exposto", afirma.

O galã

Para compor o casting do musical, foram realizados vários testes e um nome encabeçava o time: Murilo Rosa. "Estive em Paris para assistir o original. Fiquei impressionado. Acho importante colocar um pouco de profundidade nos musicais para não ficar só na música. Temos um espetáculo com a nossa cara. Não estamos adaptando, criamos um produto brasileiro que vai falar a nossa língua", afirma o ator.

Por meio de audições, com média de 300 pessoas, a produção escolheu os outros 26 atores que completariam o elenco. Começa aí um longo caminho até levar o mascarado a público. Murilo logo se identificou com o personagem devido algumas características que ambos possuem em comum. "É um homem que não consegue se encontrar. Ele está sempre em busca de uma identidade. Não é um cara que coloca uma máscara e luta pelos pobres. É um personagem com o qual eu me identifico", confessa o global.

Entre muitas leituras, aulas de canto, dança e até mesmo esgrima, com tudo pronto para os palcos, após quatro meses de ensaio, o ator que vive Don Diego recebeu a notícia que não poderia estrear a peça. Murilo Rosa será Solano, protagonista de Araguaia, próxima novela das 18h na TV Globo e fará uma viagem a região amazônica para realizar as gravações. Em seu lugar, Jarbas Homen de Melo entra na pele de Zorro até agosto. "Quando fui chamado para fazer o Zorro, já estava escalado para ser protagonista da novela. É claro que não é fácil fazer um musical e ser protagonista, mas eu me apaixonei pelo projeto e entrei de cabeça", afirma.

Moçinha de atitude

Foto: Marcus Oliveira


A grata surpresa da peça tem sobrenome já conhecido por todo o país, porém não segue os caminhos da família. Camilla Camargo, filha de Zezé Di Camargo, vive Luiza, o grande amor de Zorro. Estreante como protagonista de um musical, a atriz fala que no início da carreira se boicotava por conta do sobrenome famoso. "Tive dúvidas quando decidi fazer teatro. Pensei em tentar fazer outra coisa. Com o tempo resolvi parar de me boicotar e decidi seguir na carreira porque não achava justo abrir mão de algo que eu gosto por conta da minha família".

Para compor a protagonista, Camilla comenta que que foi preciso muito estudo e a maior dificuldade para ela, por incrível que pareça, é cantar. "Não sou bailarina nem cantora. Sou formada como atriz. Administrar a respiração com a dança e o canto é bem complicado. É preciso muito treino e repetição. Fiz muita lição de casa, li o livro do qual o espetáculo é baseado, estudei muita história para saber como as mulheres se portavam na época". Ensaiamos todos os dias, não aguento mais falar em Zorro (risos)", afirma a moça.

Serviço:
Teatro das Artes
Preço: R$ 60,00 a R$ 140,00.
Data: 16 de julho a 24 de outubro de 2010.
Horário: Sexta e sábado, 21h; domingo, 19h.

Atualizado em 10 Abr 2012.