Na palma da mão

Um espetáculo surpreendente encanta crianças e adultos, ao apresentar atores que fazem música com o próprio corpo

Última publicação: 19/10/2011

  • O espetáculo usa o corpo para fazer seu próprio som

    O espetáculo usa o corpo para fazer seu próprio som
    Créditos: Inaê Coutinho

INFORMAÇÕES DO EVENTO

  • Data(s): Sábados e domingos, de 2 de julho a 7 de agosto (exceto no dia 16 de julho não haverá apresentação).
  • Horário(s): 16h.
  • Preço(s): R$ 20 (R$ 10 para meia entrada).
  • Onde: Tucarena
    Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes | Como Chegar >

Parece que a humanidade procura, desde sempre, fazer som usando partes do corpo. O bater palmas é um dos primeiros movimentos que os bebês fazem - e, a partir daí, começa uma nova descoberta entre milhões de tipos de sons. Pensando nessa musicalidade que todo mundo tem, o grupo Barbatuques criou o Tum Pá, um espetáculo que é assiiim... uma Brastemp com estreia no dia 2 de julho no Tucarena, em Perdizes.  

"O corpo tem muitos recursos", diz Fernando Barba, diretor artístico do espetáculo. As crianças, em particular, são as que mais ficam fascinadas com a descoberta de que podemos fazer som sem o uso de instrumentos musicais. "Despertamos a curiosidade dela, do som do seu corpo e ao seu redor", diz. É tão inusitado e inspirador, que a garotada até quer tocar junto com os artistas. "Trabalhamos com o imaginário com o qual as crianças se identificam", conta.

E isso tem uma explicação: esses sons corporais despertam a curiosidade natural dos baixinhos e dos grandinhos também, sem contar o aumento natural do interesse pela música como um todo. Foi essa curiosidade que levou Barba, desde criança, a procurar conhecer mais a música e a percussão. Quando montou o grupo, o corpo humano já era o foco das suas atenções. "Pensamos o corpo de maneira integrada, em movimento, e também [no modo] sonoro", diz. Afinal, nosso corpo é um instrumento completo e, com ele, podemos imitar vários sons, como o vento soprando, pássaros cantando... é só se inspirar e começar a batucar!

 

Comentários

Destaques do guia