Guia da Semana

Nem sempre uma boa noite de sono é capaz de aliviar o aspecto de cansaço. É o caso de quem tem olheiras, que podem continuar sob os olhos mesmo depois de horas e horas de descanso, conferindo uma aparência envelhecida ao rosto. Quem sofre com o problema, no entanto, não precisa se desesperar: além da maquiagem, existem tratamentos dermatológicos capazes de melhorar visivelmente o escurecimento da pele sob os olhos.

+ Como acabar com a celulite?
+ Inchaço: acabe de vez com esse incômodo!
+ Você tem manchas na pele? Saiba como tratar

"O processo de formação das olheiras é multifatorial: genética, doenças e hábitos podem, sozinhos ou em conjunto, gerar a olheira", explica o dermatologista Caio Shwafaty de Siqueira, da clínica Skinlaser, de São Paulo.

De acordo com o especialista, alguns hábitos como dormir pouco, ser estressado, beber álcool, usar drogas ilícitas, tabagismo e excesso de exercícios físicos podem inchar as pálpebras gerando, a longo prazo, pigmentação, flacidez, bolsas e afundamento da região.

Já entre os fatores genéticos que predispõem a olheiras estão o formato do rosto (olhos mais fundos em relação ao nariz) e tendência a acúmulo de gordura e flacidez na região dos olhos. O tom de pele também influencia: nos muito brancos, causa uma transparência da pele que evidencia vasinhos de sangue da região e, nos negros e árabes, um acúmulo de pigmento (melanina) nas pálpebras.

"Inúmeras doenças também podem gerar inchaço e pigmentação escura nas pálpebras inferiores. Rinite alérgica, sinusite crônica, insônia, enxaqueca, depressão, doenças de tireóide, doenças de ovários e doenças de supra renais são alguns exemplos", enumera.

Tratamentos

O primeiro passo para se livrar das olheiras de forma eficaz é procurar um dermatologista que, a partir de exame clínico, vai analisar o tipo e a causa da olheira para receitar o tratamento mais adequado.

"O uso dos cremes cosméticos ajuda na prevenção e reversão parcial das olheiras. Alguns ativos agem evitando a inflamação, o depósito de pigmentos e o inchaço excessivo das bolsas palpebrais. Nessa linha, estão vitamina C, vitamina A, vitamina K, vitamina E, adenina, ácidos leves despigmentantes, óleo de rosa mosqueta e óleo de camomila", explica o Dr. Caio Shwafaty de Siqueira. A fórmula do creme e o modo de uso, no entanto, devem ser prescritos por dermatologista e personalizados para cada paciente, respeitando o tipo de pele e origem das olheiras.

Além dos cremes, existem procedimentos realizados em consultório de Dermatologia que são eficazes no combate às olheiras. "No caso de olheiras fundas, o preenchimento com ácido hialurônico pode surtir bons resultados. Já quando há hiperpigmentação, são indicadas aplicações de laser e, quando há vasos, laser e luz pulsada. Se há muita flacidez, laser, ultrassom microfocado ou cirurgia plástica são tratamentos eficazes. E, no caso de bolsas, indica-se cirurgia plástica", orienta o dermatologista.

Maquiagem anti-olheiras

Se você sofre com olheiras (sejam crônicas ou temporárias), a maquiagem é uma grande aliada na hora de disfarçar o incômodo. E para que ela consiga camuflar o tom mais escuro na região, o primeiro passo é a escolha de um corretivo adequado.

"A área dos olhos tem uma pele mais fininha e sensível. Por isso, ela pode ser mais ​marcada por sinais da idade, como linhas de expressão e rugas, o que faz com que alguns corretivos fiquem marcados, 'craquelados'. A dica é hidratar bastante a região antes da maquiagem e preferir os corretivos mais líquidos ou cremosos e com bastante pigmentação, que vão cobrir a região sem excesso de produto. E a cor deve ser um ou dois tons mais claros do que o tom da pele", ensina a maquiadora e consultora de imagem da rede Jacques Janine, Chloé Gaya.

No caso de automaquiagem, a make-up artist indica a aplicação do corretivo na região das olheiras com os próprios dedos, em suaves batidinhas. "Já para maquiadores, o ideal é um pincel pequeno com fibras mais firmes, para uma região menor e mais delicada". ​

Por Conceição Gama

Atualizado em 8 Jul 2015.