Guia da Semana

10 alimentos que aliviam os sintomas da TPM

Peixe, chocolate 70% cacau e banana são alguns alimentos que aliviam os sintomas da TPM

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema que atinge pelo menos 80% das brasileiras, segundo um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os sintomas mais comuns dessa alteração hormonal são a cólica, o inchaço, dores de cabeça, irritação e desânimo.

No entanto, ter uma alimentação equilibrada pode ajudar e muito no combate à TPM. Segundo Camila Torreglosa, nutricionista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, durante o período lúteo, última fase do ciclo menstrual, ocorre uma queda na circulação de serotonina, devido as alterações hormonais. "Para regular o humor nesta fase pode ser interessante consumir aminoácidos como: triptofano e tirosina, que ajudam a sintetizar a serotonina", afirma. 

Frutas e legumes vermelhos e alaranjados, aveia, chocolate 70% cacau, peixes e banana são alguns bons exemplos de alimentos que aliviam os sintomas da TPM. Já para aliviar o inchaço, o ideal é fazer atividade física, beber aproximadamente oito copos de água (200 ml) e fazer entre seis e oito refeições diariamente. Evitar o consumo de açúcar e sal em excesso, álcool, carne vermelha gordurosa e fritura também ajuda. "É muito importante evitar muitas horas em jejum, assim impede-se a hipoglicemia e a vontade de consumir alimentos doces", alerta a nutricionista.

Confira 10 alimentos que ajudam no combate da TPM:


  • LARANJA
  • BRÓCOLIS
  • BANANA
  • OLEAGINOSAS
  • AVEIA
  • LEITE
  • SEMENTE DE ABÓBORA E GIRASSOL
  • CHOCOLATE 70% CACAU
  • SALMÃO
  • ÁGUA

Atualizado em 22 Mar 2015.

Por Anna Thereza de Almeida
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