Guia da Semana

Só de ouvir falar em gordura a gente já pula fora. Ela se tornou sinônimo de inimiga da dieta e elemento que devemos evitar de qualquer maneira. Mas será mesmo que todas as gorduras são iguais e devem ser evitadas? Uma batata frita é rica em gordura e uma amêndoa também, mas é claro que esses dois alimentos tem efeitos completamente diferentes para nossa saúde.

As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são benéficas. Encontradas no azeite, abacate, açaí, oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, nozes, pistache, avelãs) e sementes em geral, as monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio.

Já o Ômega-3, que faz parte das poli-insaturadas, é uma importante gordura anti-inflamatória, que atua na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração. Ele está presente em peixes, como sardinha, salmão, atum e arenque, além de fontes vegetais.

Se você está de dieta e andou cortando a gordura da sua alimentação é bom repensar essa decisão. Confira na galeria 7 alimentos ricos em gordura boa e ótimos motivos para consumi-los!

Por M.

Atualizado em 10 Nov 2015.