Guia da Semana

5 mitos e verdades sobre o pilates

Confira as principais dúvidas sobre pilates e descubra se é a atividade certa para você!

Emagrecer, melhorar a circulação sanguínea, acelerar o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças... Por mais que não seja praticado por todos, o exercício físico é essencial para o nosso bem estar - e isso não é nenhum segredo. Enquanto existem adeptos assíduos das academias, outros não se agradam nem um pouco com a ideia. Para essas pessoas, o pilates pode ser uma saída ideal.

É que o método oferece todos os benefícios citados por meio de exercícios mais leves e intuitivos. Além do mais, por melhorar o equilíbrio e respiração, o pilates mostra-se benéfico não só para o corpo, como também para a mente. Mas será que pilates é a mesma coisa que musculação? Ele pode ser praticado por todos? Dá para curar problemas de coluna? Emagrece de verdade? Confira as 5 principais dúvidas sobre a prática, respondidas pela fisioterapeuta Gabrielle Barbosa, e descubra se o pilates é a técnica certa para você! 

1. O pilates promove os mesmos benefícios da musculação?

Não. Os exercícios no pilates têm como principal objetivo fortalecer os músculos, enquanto na musculação o objetivo é fazê-los crescer. Para isso, as atividades propostas são completamente diferentes, assim como os aparelhos usados.

2. O pilates melhora problemas de coluna?

Sim. Por alongar, aumentar a flexibilidade e manter a postura, a prática previne as dores na coluna. Antes de começar as aulas, entretanto, é necessário fazer uma avaliação para identificar os problemas e limitações de cada pessoa.

3. Existe diferença entre pilates e ioga?

Enquanto o pilates é focado no corpo, o ioga volta-se para o emocional. Por mais que ambos melhorem a postura, respiração e flexibilidade, existem diferenças nas técnicas e exercícios. 

4. O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, mas é fundamental uma avaliação física para identificar as necessidades de cada um e adequar o método às suas possibilidades.

5. Pilates ajuda no emagrecimento?

Não necessariamente. Alguns exercícios pedem que o aluno faça maior esforço físico, o que faz emagrecer, mas vale ressaltar que emagrecer não é o principal objetivo do pilates.

Atualizado em 28 Jul 2016.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

13 ideias de marmita fit para levar no trabalho

Tem receita de gnocchi, risoto, crepioca e muito mais!

Inverno saudável: receitas incríveis para quem ama massa e está de dieta

5 exercícios com bola que vão deixar sua barriga chapada (e que você pode fazer em casa)

Primeiro studio só de corrida chega a São Paulo

A academia conta com esteiras Star Trac

Terceira idade: 7 exercícios físicos indicados para os idosos

Cardiologista do HCor aponta os benefícios da atividade física para os idosos

8 sobremesas quentes e saudáveis para comer sem culpa nos dias frios do inverno

Panqueca, maça assada e suflê de chocolate estão na lista!