Guia da Semana

Emagrecer, melhorar a circulação sanguínea, acelerar o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças... Por mais que não seja praticado por todos, o exercício físico é essencial para o nosso bem estar - e isso não é nenhum segredo. Enquanto existem adeptos assíduos das academias, outros não se agradam nem um pouco com a ideia. Para essas pessoas, o pilates pode ser uma saída ideal.

É que o método oferece todos os benefícios citados por meio de exercícios mais leves e intuitivos. Além do mais, por melhorar o equilíbrio e respiração, o pilates mostra-se benéfico não só para o corpo, como também para a mente. Mas será que pilates é a mesma coisa que musculação? Ele pode ser praticado por todos? Dá para curar problemas de coluna? Emagrece de verdade? Confira as 5 principais dúvidas sobre a prática, respondidas pela fisioterapeuta Gabrielle Barbosa, e descubra se o pilates é a técnica certa para você!

1. O pilates promove os mesmos benefícios da musculação?

Não. Os exercícios no pilates têm como principal objetivo fortalecer os músculos, enquanto na musculação o objetivo é fazê-los crescer. Para isso, as atividades propostas são completamente diferentes, assim como os aparelhos usados.

2. O pilates melhora problemas de coluna?

Sim. Por alongar, aumentar a flexibilidade e manter a postura, a prática previne as dores na coluna. Antes de começar as aulas, entretanto, é necessário fazer uma avaliação para identificar os problemas e limitações de cada pessoa.

3. Existe diferença entre pilates e ioga?

Enquanto o pilates é focado no corpo, o ioga volta-se para o emocional. Por mais que ambos melhorem a postura, respiração e flexibilidade, existem diferenças nas técnicas e exercícios.

4. O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, mas é fundamental uma avaliação física para identificar as necessidades de cada um e adequar o método às suas possibilidades.

5. Pilates ajuda no emagrecimento?

Não necessariamente. Alguns exercícios pedem que o aluno faça maior esforço físico, o que faz emagrecer, mas vale ressaltar que emagrecer não é o principal objetivo do pilates.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 28 Jul 2016.