Guia da Semana

6 dicas para curtir as festas juninas sem enfiar o pé na jaca

O Guia da Semana conversou com a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela

Engana-se quem acredita que quem está de dieta não pode saborear as comidas típicas de Festa Junina. Segunda a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, da clínica Slim Form, sabendo apostar nos alimentos certos, os quitutes juninos podem não apenas não engordar como ainda podem ajudar a melhorar o funcionamento do organismo.

Porém, a médica pede cuidado com os quitutes perigosos das festas. "Salsicha, paçoca, arroz-doce e canjica, por exemplo, possuem quase 400 calorias em apenas 100 gramas", alerta a profissional, acrescentando que "é preciso saber fazer substituições saudáveis".

Confira 6 dicas da nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela para curtir as festas juninas sem enfiar o pé na jaca:

#1
Trocar os embutidos, como o cachorro-quente, por carnes frescas, como um sanduíche de carne desfiada, carne moída ou até o famoso churrasquinho assado pode fazer toda a diferença na quantidade das calorias ingeridas. Se o pão for integral, melhor ainda. "Além de serem ricos em proteínas, se combinados com o milho cozido, que é rico em fibras, esses alimentos podem estimular o bom funcionamento do organismo", diz Dra. Ana.

#2
Se forem consumidos em pouca quantidade, o milho e pinhão não dão a sensação de exagero na comilança. Sem contar que as oleaginosas (caso do pinhão) são ricas em gorduras boas que ajudam na produção de serotonina, o hormônio do prazer.

#3
Nos doces, aposte nos derivados do milho verde, como o cural e pamonha, e no arroz doce integral. Além disso, dê preferência às oleaginosas, como as castanhas, ao invés do amendoim. Tente evitar os doces extremamente açucarados, como o doce de leite, a paçoca e a canjica.

#4
Prefira alimentos como a batata doce assada em versão chips, que possui vitaminas como a A e a B, potássio, ferro, fósforo, cálcio e antocianinas, que ajudam os praticantes de exercícios a recompor as energias.

#5
Na hora de preparar o quentão, aposte em uma versão sem álcool e troque o açúcar branco pelo adoçante.

#6
Mesmo fazendo boas escolhas, tenha cuidado com a quantidade. "Se a porção consumida for pequena, a pessoa não fica com aquela sensação de que exagerou. Sem contar que um pedaço bem pequeno – que equivalha à metade da palma da mão – é a dose certa para experimentar de tudo sem exagerar", aconselha a médica.

 

Atualizado em 30 Mai 2016.

Por A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

4 receitas de Panetone saudável para quem está de dieta

Quem disse que quem está de dieta não pode saborear um delicioso Panetone?

5 motivos para você pensar antes de aderir a uma dieta low-carb

O Guia da Semana conversou com a nutricionista Mariana Nacarato, da Equilibrium

7 receitas de biscoitos saudáveis para fazer em casa

18 receitas saudáveis e refrescantes para saborear no verão

Tem receita de bolo gelado, sorvete, smoothie e até de tartar!

12 exercícios ao ar livre para emagrecer e ainda curtir o verão

Que tal se exercitar e curtir um lindo pôr do sol ao mesmo tempo?

De água à manteiga de coco: conheça 6 maneiras de usar a fruta a favor da saúde

A fruta é rica em vitaminas, minerais e compostos que ajudam na prevenção de doenças