Guia da Semana

Como tirar manchas, sinais e tatuagens

Os tratamentos dermatológicos exigem proteção ao expor a pele ao Sol

Manchas escuras, sinais salientes ou tatuagens antigas costumam incomodar. Por isso, muitos buscam uma forma de solucionar estes problemas. Mas quando se realiza qualquer procedimento no corpo, é fundamental que se procure um especialista capacitado para encaminhar o tratamento.

+ Cuide da pele de acordo com a sua idade
+ Conheça o procedimento da cauterização feminina

O procedimento contra as manchas escuras e com bordas irregulares, chamadas melasmas, pode ser feito pelo próprio paciente, com o uso diário de cremes específicos recomendados pelo médico que despigmentam as áreas atingidas ou, ainda, com peeling, uma máscara à base de produtos químicos. Este último só é realizado em clínicas.

Produtos à base de ácido retinoico, por exemplo, ajudam a clarear as manchas, melhoram o aspecto da pele com acne e, ainda, rejuvenescem.

O desenvolvimento dos melasmas depende da pré-disposição genética de cada indivíduo. Fatores como mudanças hormonais e exposição excessiva ao Sol desencadeiam o aparecimento das manchas. Já as marcas avermelhadas são más-formações vasculares e devem ser retiradas através de cirurgia.

No caso das pintas salientes, que podem ser lesões pré-cancerosas, a retirada mais recomendada é por meio cirúrgico. E, independente do procedimento, o tempo mínimo para expor a pele ao Sol é de uma semana, nunca esquecendo de usar protetor solar de fator 30 ou mais.

O tratamento a laser também é uma alternativa na hora de retirar melasmas, tatuagens e para rejuvenescer a pele. O procedimento ajuda a remover as células mortas e ativa o colágeno, deixando a derme com mais elasticidade.

Em média, seis sessões são suficientes para resolver a maioria dos problemas. No caso da remoção de tatuagens, o laser é seletivo conforme os pigmentos. O tempo de duração do tratamento depende da quantidade de cores, do tipo de tinta usado e da profundidade em que está na pele. A cicatrização leva, geralmente, uma semana.

Atualizado em 30 Jun 2014.

Por Lucila Rosa
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

6 exercícios de HIIT para fazer em casa e emagrecer em menos de 20 minutos

Essa é para quem não tem tempo, mas quer ficar em forma

Ovos de Páscoa diet, light e fit 2017

Confira uma galeria com as novidades deste ano

Kombucha: bebida milenar que ajuda emagrecer vira febre no Brasil; veja onde encontrar em SP

Descubra estabelecimentos que servem essa curiosa e benéfica bebida

Itaú lança plataforma para compra de bicicletas com descontos de até 50%

Ao todo são 12 modelos disponíveis

9 mitos e verdades sobre a exposição solar

Veja quais são os cuidados que você precisa ter com a pela durante o verão

10 erros mais comuns nas dietas

Descubra o que você está fazendo de errado ao tentar emagrecer