Guia da Semana

Independente de estar ou não de dieta, os grãos são essenciais para uma alimentação saudável e benéficos ao bom funcionamento do organismo. Isso porque eles são indicados para quem tem prisão de ventre, colesterol, sobrepeso, obesidade e até celulite.

Sempre pensando em você e no seu bem-estar, o Guia da Semana listou os benefícios de alguns grãos. Confira:

CHIA:
Rica em ômega 3, que combate a inflamação, ajuda na perda, além de reduzir o colesterol ruim e triglicérides, a chia facilita o aproveitamento da glicose pelas células, não promove picos de insulina no sangue e evita que o açúcar fique sobrando na circulação.

LINHAÇA MARROM E DOURADA:
Rica em ômega-3, aliado na saúde do coração e na prevenção de doenças e fibras alimentares, a linhaça é uma semente com textura crocante e sabor amendoado.


QUINUA:
Rica em carboidratos, proteína, vitaminas, minerais, a quinua contém uma excelente quantidade de fibra, o que favorece o equilíbrio intestinal, reduz a absorção de gordura e diminui os sintomas da TPM.

AVEIA:
Por conta do seu conteúdo de fibras (especialmente as beta-glucanas), vitaminas do complexo B e proteínas, a aveia atua na prevenção e tratamento de doenças do coração e diabetes.

TRIGO:
Assim como a cevada, o trigo é uma ótima fonte de compostos bioativos. Além disso, os grãos do trigo são especialmente ricos em fibras alimentares e vitaminas e minerais.

AMARANTO:
Além de combater o envelhecimento precoce da pele, o amaranto é uma fonte de cálcio biodisponível. O cereal ainda auxilia na perda de peso, reduz o nível de colesterol no sangue.

CEVADA:
Além de conter fibras alimentares, a cevada, que tem um sabor adocicado, é também uma boa fonte de compostos bioativos, mais especificamente os fenólicos, que têm propriedades antioxidantes importantes que protegem o corpo contra doenças degenerativas.

CENTEIO:
Além de conter fibras alimentares, o centeio é farelo muito rico em micronutrientes, como as vitaminas do complexo B e os minerais: ferro, manganês, zinco, cobre e potássio.

Por A.

Atualizado em 24 Fev 2016.