Guia da Semana

Para quem deseja emagrecer, tonificar o corpo e ganhar massa muscular, o Whey Protein (proteína do soro do leite) é um suplemento bastante indicado – e também bastante popular. De acordo com Rodrigo Loschi, nutricionista e consultor da Max Titanium, é comprovada a eficiência da proteína do leite na síntese de proteína muscular.

"O uso de Whey Protein não deixa ninguém "fortona", isso é mito. O suplemento é uma excelente fonte de proteína como os ovos, frango ou peixe, o consumo de proteína auxilia na síntese proteica e ganho de massa muscular desde que seu treino seja programado para esta finalidade. Outra questão positiva é o estímulo para sistema imunológico, na composição do whey, estão presente aminoácidos essenciais que são cofatores para produção das enzimas de defesa", afirma Loschi.

Consumir esse produto significa ingerir uma boa quantidade de proteína sem os carboidratos e gorduras que geralmente acompanham alimentos com as mesmas quantidades de proteína. Por exemplo: uma colher de Whey Protein isolado fornece cerca de 20 a 25 g de proteínas, enquanto 100 gramas de filé de frango fornece a mesma quantidade de proteína (com cerca de 4 g de gordura).

Entretanto, para que ocorra a síntese de proteína muscular, é fundamental que haja estímulo. Ou seja: se não malhar direito, o suplemento não irá funcionar. Nesse caso, ele pode até engordar pelo excesso de calorias ingeridas.

Para não correr esses riscos, é necessário saber a necessidade de proteínas de cada organismo e a maneira que esse consumo será distribuído durante o dia. Estudos indicam que a cada refeição o nosso organismo absorve cerca de 0,25 – 0,4 gramas de proteína por Kg de peso. Ou seja, para uma mulher de 60 Kg, essa conta é de 15 – 24 gramas por refeição.

CONCENTRADO, ISOLADO OU HIDROLISADO?

O Whey Protein está disponível em três versões: concentrado, isolado e hidrolisado. Além do grau de “quebra” das proteínas presentes, existem outras diferenças entre eles. Entenda mais sobre cada versão do famoso suplemento:

CONCENTRADO
Passa por um processo mínimo de filtragem e processamento. É a versão mais saborosa e contém poucos carboidratos, lactose, gordura e minerais e pode ser utilizada por pessoas que não estão em dieta de redução calórica. Indivíduos com intolerância a lactose não devem consumir.

ISOLADO
Possui uma concentração proteica acima de 90%. Contém pouquíssimos carboidratos, lactose e gorduras. É indicado para quem está em dieta de redução calórica ou para intolerantes à lactose. Sua digestão é mais fácil. Desta forma, a absorção dos aminoácidos é mais rápida.

HIDROLIZADO
Esta versão passa pelo mesmo processo de filtragem que o isolado, mas depois ainda sofre o processo de hidrólise enzimática. O método faz com que a proteína se quebre em fragmentos menores chamados de peptídeos, o que garante a absorção seja ainda mais rápida e eficiente. O Whey 100% Hidrolisado é livre de gordura, carboidratos e lactose.

Por A.

Atualizado em 29 Jul 2016.