Guia da Semana

Estudos comprovam que para se ter uma boa saúde é necessário apenas uma alimentação balanceada, o que não significa fazer restrições alimentares, mas sim se alimentar corretamente. Eliminar de vez os carboidratos, como muitas dietas sugerem, só favorece o aparecimento de indisposições como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e mental. Ao contrário do que muitos pensam, o macarrão não é o grande vilão das dietas.

+ Onde comer fondue em São Paulo
+ Saiba onde saborear sopas e caldos em São Paulo
+ Descubra alguns lugares bacanas para apreciar um bom vinho

O que pode trazer problema são os tipos de molhos associados e, é claro, o tamanho da porção. Cada 100 gramas de macarrão cozido equivale a uma quantidade de calorias relativamente baixa: cerca de 110 kcal (macarrão de Sêmola) e 96 kcal (macarrão com ovos), sem molho.

A formulação base do macarrão é composta de farinha de trigo e água, mas há algumas variantes como a adição de vegetais desidratados, ovos, vitaminas e fibras.

No cardápio cotidiano as massas podem substituir a porção de arroz ou de batata. Mas nada de incrementá-las com queijos, molhos à base de creme de leite, bacon e calabresa. No macarrão saudável, o queijo parmesão fica limitado a uma colher de sobremesa. O azeite é permitido, mas também com muita moderação.

Conheça abaixo as diferenças entre os diversos tipos de massa disponíveis no mercado:

Macarrão à base de farinha branca

É considerado um alimento de índice glicêmico moderado e pobre em colesterol, gorduras e sódio.

Integral

Como nessa versão do alimento o trigo é moído com a casca, ele preserva mais propriedades nutricionais se comparado ao macarrão convencional, pois possui fibras provenientes da casca do grão e micronutrientes, como o ferro, magnésio, selênio, cobre, manganês e vitaminas do complexo B. As fibras dão maior sensação de saciedade, além de atuarem no bom funcionamento do intestino. Além disso, as fibras controlam a velocidade da digestão e da absorção dos nutrientes.

Enriquecido

Já é possível encontrar massas enriquecidas de legumes (beterraba, espinafre e cenoura) e que, além de colorirem naturalmente o alimento, agregam diversos nutrientes ao prato. O enriquecimento com minerais também vem sendo empregado, inclusive, em massas pré-cozidas voltadas para o público infantil. São opções saudáveis, mas que não excluem a necessidade do consumo de vegetais e legumes.

Sem glúten

É indicado às pessoas com sensibilidade ao glúten ou portadoras da doença celíaca (intolerância ao glúten). Para esse público, já existem outras opções como o macarrão de milho, quinoa ou bifum.

De quinoa

A quinua triplica as qualidades do macarrão integral. Além de possuir grande quantidade de triptofano, que favorece a liberação de serotonina no organismo, funcionando como um antidepressivo natural, a massa de quinua é um precursora da serotonina, que está diretamente ligada às sensações de calma e bem-estar.

Bifum (macarrão oriental feito de arroz)

O bifum - macarrão fininho feito de arroz – é uma massa de sabor neutro, que recebe bem os temperos e combina com legumes grelhados, carnes, frutos do mar e no preparo de saladas ou de pratos vegetarianos. Uma das vantagens do bifum é que, além da praticidade, é uma massa bem mais leve do que o macarrão convencional.

Macarrão de milho

Substitui bem o macarrão comum para quem tem sensibilidade ao glúten ou doença celíaca, sendo para esses uma excelente opção. Dentre seus benefícios nutricionais como a grande quantidade de fibra, responsável pela saciedade, a que mais se destaca é a sua fonte de vitamina B1, conhecida como a vitamina da memória.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.