Guia da Semana

Uma coisa é fato: as festas de fim de ano são ocasiões em que os exageros são comuns – quem nunca terminou a ceia com aquela sensação de quem comeu demais? Ou acordou de ressaca no dia seguinte? Porém, passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida ou dormir pouco prejudica o organismo. E claro, acaba com qualquer dieta.

De acordo com Otavio Gebara, diretor clínico e cardiologista do Hospital Santa Paula, sucumbir às tentações da ceia pode causar uma série de danos ao organismo, inclusive cardíacos. O excesso pode sobrecarregar as funções de diversos órgãos, como o coração.

“No sistema digestivo, além do desconforto por ter se excedido na quantidade de comida, comer demais provoca gases, dores e queimação. A digestão prejudicada afeta todo o corpo humano, pois aumenta a produção de toxinas, causa alteração nas taxas de colesterol e glicose, além de elevar a pressão arterial”, alerta.

A dica para aproveitar bem as delícias das ceias de fim de ano é evitar alimentos muitos gordurosos, como bacon, frituras e maioneses, e dar preferência a alimentos menos calóricos como saladas, legumes, frutas e carnes magras. Substituir os refrigerantes por sucos de frutas também é uma boa pedida.

Para te ajudar a evitar os exageros de final de ano, o Guia da Semana, com a ajuda do médico Otavio Gebara, reuniu algumas dicas bacanas. Confira:

1 – Durante o preparo dos alimentos, evite o uso de sal e óleos. Use nas finalizações dos pratos, pois desta forma o consumo de sódio e gordura saturada é menor.

2 – Elabore saladas de folhas e incremente com maçãs verdes, nozes e molhos de frutas (maracujá, abacaxi ou manga).

3 – Dê preferência às carnes magras, como as aves especiais de Natal (chester, peru e bacalhau).

4 – Tente ingerir todos os tipos de nutrientes. Segundo o especialista, um prato com arroz e lentilha (carboidrato com leguminosa), chester (proteína e lipídeo), salada de folhas com tomate, palmito e legumes regado com azeite (vitaminas, minerais e lipídeo), por exemplo, é uma boa escolha.

5 – Prepare cestas com frutas da época ou arranjos com abacaxis. Elas ficam bem bonitas e são ótimas opções para a sobremesa.

6 – Tudo o que você come em excesso pode ser um vilão nesta época. Segundo o cardiologista, a tentação de experimentar um pedaço de cada sobremesa é o que realmente nos faz ‘passar do ponto’. Diante disso, opte por apenas uma das delícias e mantenha a quantidade de açúcar sob controle.

7 – O consumo de bebida alcoólica deve ser feito com moderação e responsabilidade. Afinal, 1 ml de álcool contém aproximadamente 7 kcal. Segundo o médico, uma boa dica é intercalar um copo de bebida com um de água ou suco e se alimentar ao longo da noite. Dessa forma, a absorção de álcool pelo organismo torna-se mais lenta.

8 – Substitua as bebidas gaseificadas por sucos naturais e coquetéis de frutas, que contém vitaminas e minerais.

Atualizado em 23 Dez 2016.