Guia da Semana

O fim de dezembro está quase chegando e com ele vem a fartura das ceias de Natal e Ano Novo. Mas como evitar que o esforço de semanas e meses na academia seja perdido nas ceias e festas do final do ano?

+ Saiba como aproveitar melhor o Natal em São Paulo
+ Veja dicas de look para passar o Ano Novo
+ Descubra como evitar a ressaca após as bebedeiras de fim de ano

A primeira coisa a fazer é não ficar o dia todo no suquinho e nas frutas, só para chegar na ceia faminta. Dessa forma seu corpo vai armazenar muito mais. O ideal é, antes da sair de casa, comer uma banana ou fazer um sanduíche leve com pão integral.

Outra sugestão é controlar os petiscos que antecedem a ceia. Dê preferência ao palitos de cenoura ou pepino, com molho de iogurte, e as castanhas sem sal. Na hora do jantar, invista no chester ou na carne de peru, e tente ficar longe da carne de porco (pernil e lombo). Cuidado com a farofa, principalmente se for preparada na manteiga, é como se fosse o “açúcar” da comida em relação a calorias.

Quanto as sobremesas, fica mais difícil escolher, pois a maioria são a base de cremes. Mas ao contrário do que acreditam, uma fatia de rabanada fina tem 120 kcal e uma fatia de 2 dedos de panetone tem 300 kcal. Mas se quiser poupar mesmo nas calorias, fique com as frutas deliciosas da época cereja, lichia, frutas secas damascos e tâmaras.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no nosso parceiro Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.