Guia da Semana

Não é novidade para ninguém que para perder peso é preciso de dedicação, foco e, acima de tudo, força de vontade para falar não para alguns alimentos, como doces e frituras, e sim para outros, como frutas, verduras e legumes.

Mas e quando mesmo fazendo uma reeducação alimentar você não consegue emagrecer? Segundo a nutricionista Patricia Cruz, existem 10 erros comuns nas dietas que podem colocar todo o seu esforço por água a abaixo. Confira:

1 – FAZER “REGIME”
“Não passar por um processo de reeducação alimentar é um erro. É importante fazer um bom planejamento das suas atitudes alimentares, ou seja, faça uma reeducação alimentar e não obrigatoriamente um regime em que você corta boa parte dos alimentos”.

2 – EMAGRECER EM CURTO PERÍODO
“É justo que você leve um tempo para reduzir o peso que foi ganho, o principal é aprender a comer e não fazer regime”.

3 – DIETAS RESTRITIVAS
“Não faça dietas restritivas que excluí uma variedade de alimentos necessários para a sua saúde. Para emagrecer, não é preciso deixar de comer, faça escolhas saudáveis e lembre-se de respeitar sua fome e seu limite de saciedade”

4 – MANTER SOMENTE SALADA E GRELHADOS
“Optar somente por saladas e grelhados só vai saciar sua fome por um período de tempo curto, pois a absorção será logo em seguida, o que faz aumentar a vontade de comer e perder o controle. Restrição severa só gera compulsão alimentar”.

5 – CHÁS
“Substituir refeições por chás é um dos principais erros em dietas restritivas. Lembre-se, chá não alimenta!”

6 – OMITIR AS PRINCIPAIS REFEIÇÕES
“Na tentativa de emagrecer mais rápido ou para “não estufar a barriga” muitas pessoas acabam omitindo refeições. Isso não resolve e só faz aumentar a fome logo em seguida”.

7 – LONGOS PERÍODOS EM JEJUNS
“Evite ficar em jejum por um longo período, principalmente quando está exposto ao sol e a beira-mar. O ideal é levar frutas in natura cortadas, espiga de milho, entre outros alimentos, como uma alternativa ao longo do dia”.

8 – NÃO TROQUE REFEIÇÃO POR BEBIDA ALCOÓLICA
“Opte por beber menos, lembrando sempre de se alimentar”.

9 – SUCOS DE FRUTAS
“No verão, os sucos naturais ficam sempre em alta, mas quase todos são bem calóricos. Beba muita água e coma a fruta como lanches intermediários ou sobremesa nas refeições”.

10 – SALADAS TEMPERADAS EM EXCESSO
“Saladas não podem faltar nos dias quentes, já que são frescas e alimentam. Porém, cuidado com o exagero em temperos, como, por exemplo, molhos prontos, azeite e petiscos. Eles deixam a salada muito mais calórica”.

Atualizado em 28 Mar 2018.