Guia da Semana

Muitas dúvidas e suposições rondam o mundo dos lácteos. Questões como "grávidas devem evitar leite?" e "consumir leite antes de dormir faz bem para a saúde?" são algumas das perguntas mais frequentes.

O Guia da Semana, com a ajuda da Viva Lácteos, associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, separou 10 mitos e verdades sobre o leite. Confira:

Alergia à proteína do leite é diferente de intolerância à lactose?
VERDADE. A alergia é uma reação do sistema imunológico a determinados alimentos. O leite pode ser um deles e, nestes casos, seu consumo deve ser restringido. A intolerância alimentar à lactose se refere à dificuldade de digerir o açúcar existente no leite e é provocada por uma deficiência do organismo na produção da enzima lactase. Nesse caso, o consumo de leite e derivados é possível de acordo com o nível de intolerância que, em alguns casos, é momentânea. Para intolerantes à lactose, derivados de leite como iogurtes e a maioria dos queijos podem ser consumidos, uma vez que na transformação do leite em iogurtes ou queijos o teor de lactose diminui ou é totalmente eliminado. Profissionais da saúde podem analisar o nível de intolerância e recomendar a dose diária possível para cada pessoa.

Leite desnatado é leite integral com água?
MITO. O que caracteriza o leite desnatado é o teor de gordura reduzido, que pode chegar, no máximo, a 0,5%. Leite desnatado ou semidesnatado possuem a mesma quantidade dos outros nutrientes que leite integral, com carga calórica reduzida. Em 200ml de leite desnatado encontram-se, em média, 65 Kcal, enquanto que a mesma quantidade de leite integral gera, em média, 120 Kcal.

O adulto não deve tomar leite?
MITO. Os nutrientes do leite, proteínas, cálcio, vitaminas e outros minerais, são essenciais em todas as fases da vida. O consumo de cálcio é vital para manter seu nível estável no sangue. Caso contrário, o organismo consome o cálcio dos ossos, gerando osteoporose, por exemplo. Além disso, existem leites e derivados com lactose reduzida ou mesmo com 0% de lactose, o que permite o consumo de lácteos por pessoas intolerantes.

Leite e derivados são essenciais para a dieta humana?
VERDADE. O leite é considerado um alimento completo por conter proteínas, fósforo, potássio e zinco; por ser a maior fonte de cálcio e uma importante fonte de vitaminas A, D, B2 e B12. O leite também pode contribuir para a prevenção de doenças do coração, diabetes e ainda agir no controle do nível de colesterol no sangue. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de três porções por dia de lácteos.

Leite fortalece os dentes?
VERDADE. Por ser a principal fonte de cálcio, o leite contribui para formação dos dentes e auxilia na contenção de cáries e proteção das gengivas.

Não pode tomar leite com manga?
MITO. Não há comprovação científica sobre isso. Historicamente, o mito surgiu na época da escravidão, quando os senhores de engenho usaram este argumento para que os escravos, grandes consumidores de manga, não consumissem leite. O leite pode ser consumido em diversas preparações, batido com frutas, como milk-shakes.

Leite pasteurizado ou em caixinha perde nutrientes?
MITO. Os diferentes tipos de tratamento térmico não reduzem o valor nutricional do leite no que se refere aos seus principais nutrientes: proteínas, cálcio e outros minerais. Quanto às vitaminas, não há perdas significativas, exceto da vitamina C (ultrapasteurização), da ordem de 10% a 20%, o que não tem importante significado nutricional, uma vez que o leite não é considerado fonte primária dessa vitamina.

Mulheres grávidas devem evitar leite?
MITO. O leite é excelente fonte de cálcio e proteínas de alto valor biológico, benéficos para o feto em formação.

É necessário ferver o leite antes de consumi-lo?
MITO. Tanto o leite pasteurizado como o leite longa vida (UHT) não precisam ser fervidos, pois já passaram por processos que eliminaram os microorganismos prejudiciais à saúde. Já o leite cru, dado seu alto risco à saúde, não deve consumido. Sua comercialização para consumo direto é proibida no Brasil.

Tomar leite antes de dormir faz bem para a saúde?
VERDADE. O consumo de leite quente antes de dormir auxilia no sono. O cálcio estimula o relaxamento e o aminoácido triptofano aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, um neurotransmissor bastante importante no processo do desencadeamento do sono.

Por A.

Atualizado em 18 Fev 2016.