Guia da Semana

Além de uma dieta balanceada e exames médicos regulares, o tênis ideal também é um dos itens que ajudam no sucesso da corrida. Para isso, é preciso entender as diferenças entre os três tipos de pisadas – pronada, supinada e neutra – para, então, escolher o tênis perfeito.

Além de proteger o pé do impacto de cada pisada, o tênis de corrida também é feito para otimizar os resultados do atleta. Caso o calçado usado esteja alinhado com o tipo da pisada dos pés, o corredor pode correr por mais tempo e mais rápido, além de evitar possíveis lesões.

Os três tipos de pisada são bastante diferentes entre si. A pisada neutra, como o nome mesmo diz, é o tipo ideal de pisada. Por ter um nível equilibrado de pronação e supinação, ela cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da pisada. Além disso, por ter um arco médio, esse tipo de pisada favorece a distribuição homogênea da carga corporal.

Já a pisada pronada é conhecida como o ato de “pisar para dentro” – o pé tende a se achatar em cada passada. Neste caso, o impulso é dado pela ponta dos pés, principalmente pelo dedão, podendo gerar um desalinhamento do tornozelo, dos joelhos e dos quadris.

A supinação, por outro lado, é o oposto da pronação. É quando a pisada “é para fora”. Neste caso, o peso do corpo do corredor fica na parte externa do pé, principalmente no dedo mínimo. Essa característica pode gerar lesões nos joelhos, nos pés e nas costas.

Para descobrir o tipo de pisada - e posteriormente escolher o tênis ideal - é fundamental marcar uma consulta com um médico especializado, como um ortopedista ou um fisioterapeuta. Além de ele analisar a pisada em si, ele ainda fará uma avaliação postural e testes em plataforma de baropodometria, um equipamento modular que estuda as pressões plantares estáticas e dinâmicas.

Atualizado em 25 Out 2016.