Guia da Semana

O St. Patrick's Day, comemorado no dia 17 de março, é a festa mais popular da Irlanda. Entretanto, a data é comemorada em todo o mundo, seja por irlandeses, descendentes ou simpatizantes da cultura celta. Reza a lenda que os que participam das festividades terão a sorte ao seu lado durante todo o ano.

+ Veja bares com programação especial para o St. Patrick's em SP
+ Confira se é possível conciliar cerveja e dieta
+ Veja mais dicas de como viver bem no Guia da Semana

A celebração clássica para a festa de Saint Patrick, como o santo é chamado na Irlanda, inclui um brinde para o santo com cerveja verde! Sendo assim, a Guinness, ícone da cultura cervejeira irlandesa, é a bebida quase que obrigatória na data, assim como o temático chopp verde, feito com cerveja e corante, que deixa a bebida na cor típica da festa. Mas não se assuste, pois o sabor da bebida continua o mesmo. Ela vem pronta em galões especialmente para a data, mas nada mais é do que cerveja normal com anilina azul. Quando acaba o galão, os chefes dos bares se encarregam de fazer a mistura. Uma gotinha de anilina é o suficiente para colorir o chope de verde.

O chopp leva essa coloração porque São Patrício utilizava um trevo verde de três folhas para explicar sobre a Santíssima Trindade católica (Pai, Filho e Espírito Santo) para os irlandeses pagãos. Ao longo dos anos, a cor ficou cada vez mais associada à data. Por isso, além de colorir o chopp de verde, as pessoas costumam vestir roupas da mesma cor. No Brasil, quem gosta de cerveja tem aderido à festa e procurado pubs para comemorar a data. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você aproveitar sem sofrer as consequências da bebedeira no dia seguinte

St. Patrick's Day

Antes da festa
A primeira coisa a fazer é não beber de estomago vazio. A melhor opção de alimentação são os carboidratos e gordura de boa qualidade, pois eles diminuem a absorção do álcool, fazendo com que os sintomas da embriaguez demoram um pouco mais para aparecerem. Uma boa sugestão são as castanhas em geral (amendoim, pistache, caju, etc) ou, quem preferir fazer uma boquinha antes, salada temperada com azeite de boa qualidade, arroz integral e um filé de salmão. Depois disso, ai sim, fechou com chave de ouro e está pronto para a festa.

Outro detalhe que faz toda diferença é tomar um polivitamínico, pois o álcool diminui a absorção de várias vitaminas e minerais. Além disso, o álcool, para ser metabolizado, precisa da ação de várias vitaminas e minerais, o que diminui o estoque desses nutrientes no organismo, sendo esse o segundo motivo da ressaca, a falta de nutriente. Então, a solução é tomar um polivitamínico antes e depois e você sentirá a diferença no dia seguinte.

Durante a festa
Tome sua cerveja e não misture com outro tipo de bebida por dois simples motivos: primeiro que a cerveja do St. Patrick’s Day será de alta qualidade, e segundo que, ao misturar as bebidas, você sobrecarrega ainda mais seu fígado, ou seja, a chance de uma ressaca no dia seguinte fica praticamente garantida! Por último, mas nem por isso menos importante: a água! A regra é de um pra um (1 copo de água pra 1 copo de Cerveja), mas sabemos que isso fica na teoria. Então, sempre que lembrar, ou perceber que as idas ao banheiro estão com o intervalo menor, já tome um copo duplo de água para equilibrar a quantidade de álcool no sangue.

E, para fechar com chave de ouro, quando chegar em casa, tomar pelo menos 500ml de água. Seguindo essas dicas, a festa de St. Patrick pode durar seis dias, igual na Irlanda... boa festa!!!

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no nosso parceiro Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.