Guia da Semana

Além de festas juninas e festivais de sopas, o mês de junho também é dedicado ao amor (e às simpatias): dia 13 de junho é o dia de Santo Antônio, responsável por unir casais e milagrosamente fazer casamentos acontecerem.

Superstições e simpatias são bem comuns nesta data. Tem gente que acredita que colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo d'água é tiro e queda para trazer um novo amor. Outros defendem que cravar um facão numa bananeira à meia-noite do dia 12 de junho é certeiro para revelar a letra inicial do nome do futuro marido.

Se a ideia é passar o próximo Dia dos Namorados acompanhada, anote as simpatias e mandingas para Santo Antônio:

PARA ARRANJAR UM NAMORADO

# santo de ponta cabeça

Vire a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo d'água. Diga para ele que o colocará de pé somente quando arranjar um namorado. Dizem que essa é tiro e queda!

# gelo no santo

Coloque a imagem de Santo Antônio na geladeira. Converse com o santo e diga para ele que que enquanto ele não te arrumar um namorado ele vai continuar na geladeira. E mais, diga que se ele demorar ele irá para o congelador! Mas não se esqueça: assim que seu amor bater em sua porta tire o santo de lá e agradeça.

# sete rosas

Coloque sete rosas em um vaso e reze para Santo Antônio. Quando as flores secarem, leve as pétalas até uma igreja que promova muitos casamentos.

PARA SABER O NOME DO SEU GRANDE AMOR

# facão na bananeira

Precisamente à meia-noite do dia 12 de junho, crave um facão numa bananeira. O líquido que escorrer da planta formará a letra inicial do nome do seu futuro amor.

# papel na água

Escreva os nomes dos pretendentes em papéis separados, sendo que um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, estes mesmos papeis devem ser colocados em um prato com água, que deverá passar a madrugada ao relento. No dia seguinte, o papel que estiver mais aberto indicará o escolhido.

PARA SE CASAR


# espinhos de rosa

Retire três espinhos de uma rosa vermelha e os coloque dentro do perfume que a pessoa amada mais gosta. Converse com Santo Antônio e peça para que ele remova os obstáculos entre vocês – se for para a felicidade de ambos. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa amada.

# bolo milagroso

Você vai precisar de um bolo pequeno, três velas com a figura de Santo Antônio e uma essência de flor de laranjeira (flor tradicional dos casamentos). No dia 13 de junho pela manhã, tome um banho com a essência de flor de laranjeira e acenda as três velas. Corte o bolo em quatro partes iguais. O primeiro pedaço do bolo deverá ser colocado na porta de uma igreja que realiza casamentos. Os outros três pedaços devem ser entregues a três mulheres casadas.

PARA CONQUISTAR ALGUÉM ESPECIAL

# vela com mel

Em uma vela, escreva com um palito de dente o seu nome e o da pessoa que quer conquistar. Passe mel na vela e depois a acenda sobre um pires branco. Depois de alguns dias, a pessoa especial virá até você.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 12 Jun 2015.