Guia da Semana

O sorvete está entre as sobremesas mais desejadas, ainda mais quando chega o verão. Ele pode ser considerado um alimento completo por conter carboidrato, proteína e gordura, sendo indicado em caso de restrição alimentar ou dificuldade de mastigação. Além de ser feito a base de leite e apresentar até 135mg cálcio em duas bolas de sorvete, ou seja, você alcança sua necessidade diária.

+ Confira dicas de bem estar no Guia da Semana
+ Veja onde degustar sorvetes exóticos em São Paulo
+ Magnum abre espaço para cliente montar o próprio sorvete

O grande problema do sorvete é que ele é bem calórico, afinal, uma bola de sorvete de fruta chega a oferecer 110 kcal. Já os sabores como creme, chocolate, pistache, avelã a bola podem chegar a 250 kcal. Mas agora vão as dicas para vocês não terem que abrir mão de se refrescar tomando sorvete, mas sem engordar, claro!

Dê preferência aos sorvetes sem gorduras trans que você já encontra com facilidade nos mercados. Além disso, evite comprar potes de sorvete diet achando que, por isso, poderá devorá-los sem culpa. Os diet são recomendados para diabéticos, pois não possuem açúcar. No entanto, em compensação, possuem mais gordura do que os sorvetes convencionais.

Para manter a forma sem se privar dessa delícia, o ideal é optar, pelo picolé fruta, além de refrescarem, possuem menos calorias em média 90kcal. Outra opção é deliciar-se com sorvete de frozen de iogurte natural. É desnatado, adoçado com açúcar das frutas e contém baixo teor calórico. Mas cuidado com os complementos, pois pode colocar tudo a perder, opte por frutas picadas e cereais frescos vão incrementar sem abusar nas calorias.

A sensação desse verão são os cremes de fruta, feita de polpa de fruta e iogurte natural, muito gostoso e refrescante, você já encontra em várias lanchonetes. Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no nosso parceiro Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.