Biografia

Romero Britto

Data de Nascimento:
06/10/1963
Signo:
Libra
Local de Nascimento:Recife,Brasil

O pintor e escultor Romero Britto se interessou pelas artes ainda criança. Aos oito anos de idade, em 1971, o garoto já desenvolvia sua pintura em sucatas, papelão e jornais. Mesmo sendo de origem humilde, sua família o incentivava com livros para se aperfeiçoar cada vez mais. Alguns anos depois, realizou sua primeira campanha publicitária, e, aos 14, com um talento precoce, vendeu seu primeiro quadro, para a OEA - Organização dos Estados Americanos.

 

Por ser bastante estudioso, após terminar o ensino médio em escola pública, recebeu uma bolsa de estudos para um cursinho, e, aos 17, ingressou no curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Tempos depois, conseguiu fazer sua primeira viagem para a Europa, onde pôde conhecer de perto a arte que só via pelos livros. Nessa mesma época, ele aproveitou para pintar e mostrar suas obras pela Espanha, Inglaterra, Alemanha, entre outros países europeus - e recebendo para isso, o que fazia com ele se mantivesse fora do país. Em meados dos anos 80, Romero retornou ao Brasil e desistiu de ser advogado para seguir sua profissão como pintor.

 

Logo que chegou, ele descobriu que seu amigo de infância, Leonardo Conte, estava estudando inglês em Miami - esta era sua oportunidade para crescer ainda mais. Não pensou duas vezes e se mudou para lá, onde trabalhou em uma lanchonete, em um lava-rápido, como ajudante de jardineiro e caixa de loja, até conseguir viver de sua arte. Romero se identificava muito com a rotina dos norte-americanos. Nesse período, ele fez algumas amizades importantes para sua guinada. Antes, porém, Britto expôs alguns de seus quadros nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida, depois passou pela Steiner Gallery, em Ben Harbour. Foi nessa galeria que os donos começaram a vender suas obras para pessoas importantes do meio artístico.

 

Ainda nos anos 80, Romero conheceu o diretor-presidente da Absolut Vodka, Michael Roux, que lhe encomendou um trabalho: criar uma pintura para ser usada na nova campanha da marca. Além de Britto, outros artistas renomados trabalharam no projeto, como Andy Warhol, Keith Haring, entre outros. A partir daí, o artista ficou mundialmente conhecido e seus trabalhos ganharam muitos adeptos, mas a classe artística não consegue enquadrá-lo em só um patamar artístico, pelo peso que ele exerce sobre atores, políticos, entre outras pessoas públicas. Romero Britto sem dúvida alguma é um pintor que sabe mexer com seu público, principalmente pelas cores que utiliza em suas obras, sempre vibrantes e alegres.

 

Fotos: Divulgação / Site Oficial

FOTOS:
CURIOSIDADES:

Romero Britto vive em Miami, EUA, onde se casou com a norte-americana Sharon. O casal tem um filho. Antes de Sharon, ele foi casado com Cheryl Ann, com quem teve o filho Brendan Britto.