Biografia

Seu Jorge

Data de Nascimento:
08/06/1970
Signo:
Gêmeos
Local de Nascimento:Belford Roxo,Brasil

Ele nasce Jorge Mário da Silva, mas se torna o músico Seu Jorge. A história deste artista carioca começa em 1970, quando, no dia 8 de junho, nascia o primeiro filho de dona Sula e de seu Jorge, moradores de uma casinha de um cômodo em Belford Roxo, bairro da Baixada Fluminense.

Mesmo com uma infância pobre e sofrida, Jorge frequentou a escola, além de ajudar a mãe a tomar conta dos outros irmãos. Começou a trabalhar com apenas 10 anos de idade em uma borracharia, depois foi marceneiro, relojoeiro e office-boy. Apesar de tanta dificuldade, o garoto nunca deixou de lado o seu grande sonho: ser músico. Com os primeiros salários, juntou dinheiro para comprar um sax.

Na adolescência passou a participar de algumas rodas de samba, acompanhando o pai. Os bailes funks também eram de seu agrado. Até que um dia, teve a oportunidade de cantar em bares noturnos da zona norte do Rio de Janeiro. Tempos depois aconteceu uma tragédia. Vitório, o irmão do meio, foi assassinado em uma chacina. A família se desestruturou e Jorge foi para a rua. Durante três anos, o rapaz ficou sem ter onde morar. Mudou de hábitos, adquiriu vícios e perdeu peso.

A nova virada veio quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste no teatro. Ele foi aprovado e acabou participando de mais de 20 shows com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro. No palco, atuava e cantava. Ao longo da carreira, fez parte da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998. A partir daquele momento, Seu Jorge deslanchou. Passou a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia, alguns shows com a Orquestra Imperial, e a participação em estúdio com a banda Planet Hemp. Com dois álbuns lançados, Samba Esporte Fino (2001) e Cru (2004), e parcerias bem-sucedidas com outros cantores, o intérprete define-se como um músico popular, que gosta de inúmeros gêneros, mas cujo fundamento é o samba.

Outra faceta do cantor, é a carreira de ator. Estrelou na telona, no longa Cidade de Deus, de 2002, na pele de Mané Galinha. O filme foi projetado no exterior e, em 2004, Seu Jorge foi convidado pelo diretor Wes Anderson para atuar e compôr a trilha sonora do filme The Life Aquatic with Steve Zissou, onde trabalhou ao lado do ator norte-americano Bill Murray. Em 2005, participou de Casa de Areia, dirigido por Andrucha Waddignton, contracenando com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Em 2010, o cantor atuou em Tropa de Elite 2, como Beirada. O filme será lançado em outubro em salas de todo o país.

Fotos: Divulgação.

FOTOS:
PREMIOS:
2009: Melhor cantor - Prêmio Multishow.
2008: Melhor cantor - Troféu Melhores do Ano (Domingão do Faustão).
2003: Melhor ator - filme Cidade de Deus.
CURIOSIDADES:
- O cantor Seu Jorge é primo do sambista Dudu Nobre.

 

- O artista foi considerado pela imprensa inglesa como o homem mais cool do planeta, em 2006.

 

- A seu pedido, não aparece seu nome nos créditos dos filmes Achados e Perdidos, Zuzu Angel e Cidade de Deus.