Biografia

Sonia Braga

Data de Nascimento:
08/06/1950
Signo:
Gêmeos
Local de Nascimento:Maringá,Brasil

Paranaense e filha de uma família com seis irmãos, a atriz Sonia Maria Braga passou a infância na periferia de São Paulo, em uma casa instalada no fundo de uma padaria. Além da pouca condição financeira, esse período de sua vida também foi marcado pela morte do pai. Antes de iniciar a carreira artística no teatro infantil, Sonia Braga chegou a trabalhar como recepcionista e secretária.

 

Já atriz, ela trabalhou na extinta TV Tupi e, conseguiu, em 1969, com muito sacrifício integrar o elenco do musical Hair. Mas, foi na pele das personagens Gabriela, Dona Flor e Tieta, adaptadas dos romances de Jorge Amado para as novelas, que a estrela obteve grande sucesso entre o público brasileiro. Na época, Sônia foi considerada pela crítica uma atriz libertária e tornou-se símbolo sexual de sua geração.

 

Em 1983, ela estrelou, ao lado do italiano Marcello Mastroianni a versão cinematográfica de Gabriela. Em 1985, integrou o elenco do filme que mudaria definitivamente sua carreira, O Beijo da Mulher Aranha, de Hector Babenco, protagonizado pelo ator norte-americano William Hurt e Raul Julia (de quem Sônia tornou-se grande amiga). Após esse projeto, a atriz decidiu morar de vez nos Estados Unidos, onde também participou de programas televisivos e seriados, como em The Cosby Show, em 1986. Nos anos 90, conquistou projeção nas produções Rookie, Um Profissional em Perigo (1990, dirigido e estrelado por Clint Eastwood e com atuações de Charlie Sheen e Raul Julia), Amazônia em Chamas (1994, pelo qual foi indicada ao Globo de Ouro de Atriz Coadjuvante em um filme feito para a TV) e Tieta do Agreste (1996).

 

Sonia ainda tem em seu currículo uma participação na famosa série Sexy and City, como a personagem Maria. Em 2006, a artista retornou ao Brasil, mais precisamente para o Rio de Janeiro, onde passou a atuar na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, depois de anos de recesso televisivo. No ano seguinte, ela migrou para a Rede TV, para realizar a versão brasileira da famosa série americana Donas de Casa Desesperadas - que foi um fracasso de audiência. Tempos depois, ela trabalhou mais séries dos Estados Unidos, como em Brothers and Sisters (2010). No final do mesmo ano, Braga foi uma das estrelas a protagonizarem episódios da microssérie As Cariocas, da Rede Globo. Além de viver o papel de Paquita, no longa brasileiro Lope, de Andrucha Waddington, ao lado de Selton Mello - a produção estreou por aqui em março de 2011.

 

Fotos perfil, 1, 3 e 4: Divulgação / IMDb
Foto 2: TV Globo / Ique Esteves

FOTOS:
PREMIOS:

Festival de Gramado:

2001: Kikito de Atriz Coadjuvante por Memórias Póstumas.

1981: Kikito de Melhor Atriz por Eu te Amo.

 

Globo de Ouro:

1995: Indicação de Melhor Atriz Coadjuvante por Amazônia em Chamas.

1989: Indicação de Melhor Atriz Coadjuvante por Luar Sobre Parador.

1986: Indicação de Melhor Atriz Coadjuvante por O Beijo da Mulher Aranha.

 

1995: Indicada ao Emmy Awards de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme feiro para TV Amazônia em Chamas.

 

1977: Indicada ao BAFTA de Atriz Revelação por Dona Flor e seus dois Maridos.

CURIOSIDADES:

Sonia Braga é tia da também atriz Alice Braga, filha de sua irmã, a produtora Ana Maria Braga.

FILMES: