Pequenas Histórias

Numa fazenda, uma senhora conta histórias enquanto costura retalhos

  • Direção: Helvécio Ratton
  • Elenco: Patrícia Pillar, Eve, Marieta Severo
  • Nome Original: Pequenas Histórias
  • Ano: 2008
  • Duração: 80 min
  • País: BRA
  • Classificação: Livre
  • Gênero: Infantil
Enquanto costura pequenos retalhos de pano para formar uma colcha, uma senhora (Marieta Severo) aproveita para relembrar alguns contos que ouviu no decorrer de sua vida. Sentada na varanda de sua fazenda, em algum lugar de Minas Gerais, ela revela quatro destas Pequenas Histórias àqueles que acompanham sua costura.

O pescador Tibúrcio há muito não consegue nenhum peixe. Um dia, ele encontra Iara (Patrícia Pillar), que indica onde é o melhor local para a pescaria. Logo, ele fica rico e, ao agradecer à sereia, ela pede sua mão em casamento. Já Vevé, para atender a um pedido de sua religiosa mãe, decide se tornar coroinha. Quando está aprendendo os primeiros procedimentos de seu novo ofício, ele fica sabendo sobre a procissão das almas, em que mortos-vivos tomam as ruas da cidade.

Em outra história, um velho ator (Paulo José) sofre para conseguir se sustentar em Belo Horizonte. Na época do Natal, ele consegue um trabalho como Papai Noel, mas um incidente acaba fazendo com que ele seja demitido. Porém, o espírito natalino irá ajudá-lo a ter uma noite feliz. Na última, a narradora conta a vida de Zé Burraldo (Gero Camilo). Depois da morte de seu pai, ele sai pelo mundo para ter mais experiência de vida. Porém, sua pouca inteligência faz com que ele passe por divertidas situações.

O diretor e roteirista Helvécio Ratton havia inscrito um roteiro de curta-metragem em um concurso de filmes infantis e foi selecionado. Realizou O Casamento de Iara, que foi tão bem recebido que ele decidiu transformar em um longa. Relembrando as histórias que ouvia de sua empregada, durante a infância em Minas Gerais, Ratton escreveu as outras três histórias, tentando criar um filme para crianças, gênero pouco explorado no Brasil. Helvécio é diretor também de Batismo de Sangue e de O Menino Maluquinho.

Este filme não está em exibição nos cinemas

Veja aqui os filmes que estão em exibição

COMENTÁRIOS

Destaques do guia