Guia da Semana

Em 1988, o então prefeito de São Paulo Jânio Quadros proibiu a prática do skate no Parque do Ibirapuera. Revolta e protestos aconteceram em toda a cidade por causa do ato. Cerca de 20 anos depois, o esporte se tornou o segundo mais praticado no país por crianças, jovens e adultos. O documentário Vida Sobre Rodas, o primeiro sobre o assunto produzido no Brasil, retrata exatamente esse período de ascensão e popularização do skate.

No início dos anos 80 o skate não era nem visto como esporte. O cenário era desolador; faltavam pistas, equipamentos e, principalmente, apoio. Porém, aos poucos foram surgindo grupos de skatistas que ganhavam cada vez mais força. A pista mais famosa da época, em São Bernardo do Campo - no ABC Paulista - reunia milhares de praticantes vindos de todos os lugares. Enquanto isso, Guaratinguetá promovia o único campeonato nacional de skate.

A geração de skatistas documentada por Daniel Baccaro consegui popularizar o esporte através da persistência; venceram o preconceito, conquistaram títulos mundiais e incentivaram milhares de jovens a seguir suas manobras sobre rodas. Bob Burnquist, Sandro Dias - o Mineirinho -, Lincoln Ueda - o Japonês Voador - e Cristiano Mateus são os personagens principais do longa. Suas manobras são o fio condutor do documentário que também conta com depoimentos e imagens de arquivo de verdadeiros mitos do skate, como Thronn, Sérgio Negão, Glauco, Daniel Bourqui, Christian Hosoi, Tony Hawk, entre outras feras.

Para contar essa história, o diretor acompanhou os esportistas desde a primeira edição do GAS Festival, em 2007. Foram seis anos entre a idealização e a conclusão do projeto, orçado em R$ 2,7 milhões.

Trailer do filme

Vida Sobre Rodas

Diretor: Daniel Baccaro

País de origem: BRA

Ano de produção: 2009

Classificação: 12 anos