Guia da Semana

A morte transformada em espetáculo, um grupo de adolescentes amedrontados em estado de selvageria, um governo totalitário, uma revolução, uma heroína de personalidade forte... São muitas as características da série Jogos Vorazes que ecoam outros clássicos (e raridades) do cinema. O Guia da Semana selecionou 10 filmes essenciais para compreender as aventuras de Katniss e para curtir a mesma energia revolucionária em outros universos.

Se você gostou dos primeiros filmes de Jogos Vorazes e não vê a hora de assistir a Jogos Vorazes: A Esperança (Parte 1), não pode perder esta seleção. Confira:

1. Ender’s Game – O Jogo do Exterminador (2013)

Baseado no livro de Orson Scott Card, Ender’s Game se passa num futuro, quando a Terra está sob ameaça de uma raça alienígena. Um grupo de soldados especiais é encarregado da guerra, mas o exército está atrás do próximo comandante, uma criança com habilidade acima da média. O filme traz no elenco Asa Butterfield, Harrison Ford e Ben Kingsley.

2. Batalha Real (2000)

Oito anos antes de Jogos Vorazes, o diretor japonês Kinji Fukasaku adaptou o livro de Koushun Takami para as telas com uma história bastante parecida: para controlar os impulsos violentos da juventude, o governo totalitário seleciona todos os anos um grupo de adolescentes para se matarem num ambiente isolado e controlado, até que apenas um sobreviva.

3. 1984 (1984)

A segunda adaptação nos cinemas do romance político de George Orwell tem direção de Michael Radford e traz John Hurt no papel principal. Ele é Winston, um funcionário público cuja função é apagar e reescrever a história do país, num futuro distópico e totalitário onde o “Grande Irmão” controla a intimidade de todos e a nação é unida pelo sentimento de ódio ao país inimigo – não importa qual seja.

4. O Senhor das Moscas (1963)

O livro de William Golding ganhou duas versões cinematográficas: uma em 1963, outra em 1990. A primeira, de Peter Brooks, é considerada mais forte e fiel à obra original. Na trama, 30 garotos ficam presos numa ilha após sofrerem um acidente de avião, e o isolamento desperta neles seu lado mais selvagem, desencadeando uma guerra por poder.

5. V de Vingança (2006)

Mais uma adaptação literária, V de Vingança tem suas raízes nos quadrinhos de Alan Moore. A história, que se tornou base para movimentos revolucionários juvenis nos dias de hoje, gira em torno de um anti-herói – o anarquista V, que usa uma máscara e planeja explodir o Parlamento para derrubar o regime totalitário. Sua figura é inspirada no terrorista Guy Fawkes.

6. Fuga no Século XXIII (Logan's Run, 1976)

No futuro imaginado por William F. Nolan e levado aos cinemas por Michael Anderson, a vida perfeita de todos os cidadãos é interrompida bruscamente aos 30 anos, quando eles devem oferecer-se ao sacrifício ou duelar pela chance de continuar vivendo. Quem não se sujeita a isso é chamado “runner” (fugitivo) e perseguido por agentes – e é entre os “runners” que começa a nascer a revolução. O filme tem um remake com Ryan Gosling prometido para 2015.

7. Valente (2012)

Se Katniss é uma mulher forte num futuro distópico, que dirá Merida, desbocada em plena Idade Média? A nova princesa da Disney desafia os costumes da família e foge de um casamento arranjado pela mãe, munida de arco e flechas, para mergulhar numa aventura cheia de erros e aprendizados.

8. A Megera Domada (1967)

Antes de qualquer protagonista teimosa, houve a Katarina de Shakespeare. Interpretada por Elizabeth Taylor na versão de Franco Zeffirelli, Katarina é a mais velha de duas irmãs, e a mais difícil também. A mais nova sonha em se casar e tem uma legião de homens aos seus pés, mas não pode fazê-lo até que algum homem tenha coragem de pedir a mão da “megera” e domar seu coração.

9. Gamer (2009)

Depois que um gênio da computação criou um jogo em que os participantes podem controlar outras pessoas reais (e não apenas personagens virtuais), o próximo passo é transformar detentos em fantoches e organizar um torneio mortal – onde o lutador que vencer 30 batalhas ganhará a liberdade. Nesse universo, Gerard Butler é Kable, o jogador-personagem com mais vitórias até o momento e, consequentemente, uma celebridade.

10. Gladiador (2000)

Reality shows com lutas até a morte não poderiam ser imaginadas se não tivesse havido o Coliseu e seus gladiadores. No filme de Ridley Scott, um general do Império Romano (Russell Crowe) é exilado após um golpe de Estado e se torna um escravo gladiador. Enquanto exibe suas habilidades na arena, Maximus se torna famoso e decide aproveitar essa exposição para desafiar o traidor que o colocou ali.

Por Juliana Varella

Atualizado em 12 Nov 2014.