Guia da Semana

10 Filmes para ver na onda de Jogos Vorazes

Confira uma seleção de filmes com temas semelhantes aos tratados na série dos cinemas e dos livros

A morte transformada em espetáculo, um grupo de adolescentes amedrontados em estado de selvageria, um governo totalitário, uma revolução, uma heroína de personalidade forte... São muitas as características da série Jogos Vorazes que ecoam outros clássicos (e raridades) do cinema. O Guia da Semana selecionou 10 filmes essenciais para compreender as aventuras de Katniss e para curtir a mesma energia revolucionária em outros universos.

Se você gostou dos primeiros filmes de Jogos Vorazes e não vê a hora de assistir a Jogos Vorazes: A Esperança (Parte 1), não pode perder esta seleção. Confira:

 

1. Ender’s Game – O Jogo do Exterminador (2013)

Baseado no livro de Orson Scott Card, Ender’s Game se passa num futuro, quando a Terra está sob ameaça de uma raça alienígena. Um grupo de soldados especiais é encarregado da guerra, mas o exército está atrás do próximo comandante, uma criança com habilidade acima da média. O filme traz no elenco Asa Butterfield, Harrison Ford e Ben Kingsley.

2. Batalha Real (2000)

Oito anos antes de Jogos Vorazes, o diretor japonês Kinji Fukasaku adaptou o livro de Koushun Takami para as telas com uma história bastante parecida: para controlar os impulsos violentos da juventude, o governo totalitário seleciona todos os anos um grupo de adolescentes para se matarem num ambiente isolado e controlado, até que apenas um sobreviva.

3. 1984 (1984)

A segunda adaptação nos cinemas do romance político de George Orwell tem direção de Michael Radford e traz John Hurt no papel principal. Ele é Winston, um funcionário público cuja função é apagar e reescrever a história do país, num futuro distópico e totalitário onde o “Grande Irmão” controla a intimidade de todos e a nação é unida pelo sentimento de ódio ao país inimigo – não importa qual seja.

4. O Senhor das Moscas (1963)

O livro de William Golding ganhou duas versões cinematográficas: uma em 1963, outra em 1990. A primeira, de Peter Brooks, é considerada mais forte e fiel à obra original. Na trama, 30 garotos ficam presos numa ilha após sofrerem um acidente de avião, e o isolamento desperta neles seu lado mais selvagem, desencadeando uma guerra por poder.

5. V de Vingança (2006)

Mais uma adaptação literária, V de Vingança tem suas raízes nos quadrinhos de Alan Moore. A história, que se tornou base para movimentos revolucionários juvenis nos dias de hoje, gira em torno de um anti-herói – o anarquista V, que usa uma máscara e planeja explodir o Parlamento para derrubar o regime totalitário. Sua figura é inspirada no terrorista Guy Fawkes.

6. Fuga no Século XXIII (Logan's Run, 1976)

No futuro imaginado por William F. Nolan e levado aos cinemas por Michael Anderson, a vida perfeita de todos os cidadãos é interrompida bruscamente aos 30 anos, quando eles devem oferecer-se ao sacrifício ou duelar pela chance de continuar vivendo. Quem não se sujeita a isso é chamado “runner” (fugitivo) e perseguido por agentes – e é entre os “runners” que começa a nascer a revolução. O filme tem um remake com Ryan Gosling prometido para 2015.

7. Valente (2012)

Se Katniss é uma mulher forte num futuro distópico, que dirá Merida, desbocada em plena Idade Média? A nova princesa da Disney desafia os costumes da família e foge de um casamento arranjado pela mãe, munida de arco e flechas, para mergulhar numa aventura cheia de erros e aprendizados.

8. A Megera Domada (1967)

Antes de qualquer protagonista teimosa, houve a Katarina de Shakespeare. Interpretada por Elizabeth Taylor na versão de Franco Zeffirelli, Katarina é a mais velha de duas irmãs, e a mais difícil também. A mais nova sonha em se casar e tem uma legião de homens aos seus pés, mas não pode fazê-lo até que algum homem tenha coragem de pedir a mão da “megera” e domar seu coração.

9. Gamer (2009)

Depois que um gênio da computação criou um jogo em que os participantes podem controlar outras pessoas reais (e não apenas personagens virtuais), o próximo passo é transformar detentos em fantoches e organizar um torneio mortal – onde o lutador que vencer 30 batalhas ganhará a liberdade. Nesse universo, Gerard Butler é Kable, o jogador-personagem com mais vitórias até o momento e, consequentemente, uma celebridade.

10. Gladiador (2000)

Reality shows com lutas até a morte não poderiam ser imaginadas se não tivesse havido o Coliseu e seus gladiadores. No filme de Ridley Scott, um general do Império Romano (Russell Crowe) é exilado após um golpe de Estado e se torna um escravo gladiador. Enquanto exibe suas habilidades na arena, Maximus se torna famoso e decide aproveitar essa exposição para desafiar o traidor que o colocou ali.

Atualizado em 12 Nov 2014.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Oscar 2017: "La La Land" lidera e Meryl Streep bate recorde; confira todos os indicados

Musical concorre a 14 prêmios e atriz é indicada pela 20ª vez

Título do novo "Star Wars" é revelado: "The Last Jedi"

Oitavo episódio da saga chega aos cinemas em dezembro

"Batman vs. Superman" lidera indicações ao Framboesa de Ouro 2017; veja lista completa

Ao contrário do Oscar, premiação elege os piores filmes do ano

J.K. Rowling desmente boato sobre filme de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"

"Não há verdade nos rumores sobre a trilogia", disse a escritora no Twitter

Após vídeo de supostos maus-tratos, pré-estreia de "Quatro Vidas de Um Cachorro" é cancelada

Universal Pictures divulgou comunicado oficial informando o cancelamento

Animação francesa “A Bailarina” é opção para as férias

Filme mostra uma menina que sonha em ser bailarina, mas, para isso, terá que aprender lições importantes de vida