Guia da Semana

10 road movies imperdíveis

Conheça produções nacionais e estrangeiras que vão inspirar sua viagem

Fim de ano, época de férias e de pegar a estrada, assim como em um bom road movie. Os filmes de viagem são uma inspiração e tanto para quem está planejando uma jornada, seja em duas, quatro ou mais rodas. Com sucessos como Sem Destino (Easy Rider), Thelma e Louise e Pequena Miss Sunshine, o cinema está cheio de clássicos do gênero.

+ Melhores filmes de 2013... até agora
+ Filmes que se passam no Réveillon
+ Retrospectiva do cinema brasileiro de 2013

No Brasil também não faltam longas para uma lista inspiradora. Sejam produções totalmente nacionais ou em parcerias, o país também tem representantes de peso, como Central do Brasil e Diários de Motocicleta.

Para quem quer curtir as aventuras de uma viagem pelas rodovias mundo a fora, o Guia da Semana selecionou 10 road movies imperdíveis, nacionais e estrangeiros.

Sem Destino (Easy Rider)

Fundamental para um apreciador dos filmes de estrada, o longa-metragem de Dennis Hopper foi lançado em 1969 e mostra dois motoqueiros que viajam pelos Estados Unidos depois de uma grande venda de drogas. Nesta jornada, eles seguem rumo à Nova Orleans, onde acontece o Mardi Gras, uma espécie de “carnaval” no sul dos EUA. No elenco, o próprio Dennis Hopper, Jack Nicholson e Peter Fonda marcam o filme que é referência da contracultura dos anos 60.

Thelma e Louise

Clássico do cinema dirigido por Ridley Scott, em 1991, Thelma e Louise são interpretadas por Geena Davis e Susan Sarandon, duas amigas que decidem deixar tudo para trás em um fim de semana. Durante uma viagem elas conhecem J.D, personagem que consagrou Brad Pitt no cinema, e acabam fazendo descobertas pessoais e nos levando a questionamentos que envolvem o universo das mulheres.

E Sua Mãe Também

Gael Garcia Bernal e Diego Luna vivem dois amigos que encaram uma viagem à praia com uma mulher mais velha durante as férias que não prometiam nada além de tédio.
Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme se passa no México e aos poucos vai revelando os personagens misturando sexo, inocência e grandes transformações pessoais. 

História Real


Neste filme, lançado em 1999, David Lynch mostra a estrada e as transformações que essa experiência traz ao personagem sem as grandes aventuras dos demais road movies. Aqui, o protagonista é um senhor que decide ir visitar o irmão que mora longe e não vê há anos, após receber a notícia de que ele sofreu um derrame. Pilotando um carrinho de cortar grama, ele pega a estrada sozinho e vai lentamente repensando as experiências de sua vida e conhecendo pessoas que vão trazendo várias questões à tona.

Pequena Miss Sunshine

Lançado em 2006, o filme conquistou muita gente com a graça da atriz Abigail Breslin, que vive a pequena Olive, que consegue levar toda sua problemática família para uma viagem de kombe pelos Estados Unidos para levá-la a um concurso de beleza. Com um pai fracassado, um avô expulso de uma casa de repouso por usar drogas, um irmão mais velho em voto de silêncio e um cunhado suicida, a família começa a questionar vários problemas de relacionamento durante a viagem.

Na Estrada

Com direção do brasileiro Walter Salles, o filme conta a história de Sal Paradise (Sam Riley), um aspirante a escritor de Nova York. Após a morte de seu pai, Sam cai na estrada com Dean Moriarty (Garrett Hedlund), um selvagem e carismático ex-presidiário. A jovem Marylou (Kristen Stewart) junta-se a eles e os três viajam pelo interior dos Estados Unidos, dispostos a fugir de uma vida monótona e cheia de regras.

Colegas

Dirigido e roterizado por Marcelo Galvão, é o primeiro filme brasileiro protagonizado por atores com síndrome de Down. Estrelado por Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, o longa conta a história de três colegas que fogem de um instituto para realizar seus sonhos. inspirados nos filmes que assistiram, eles roubam um carro de Arlindo e partem para a Argentina. A produção recebeu o prêmio de melhor filme pelo Festival de Gramado e pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além de prêmios internacionais.

Central do Brasil

Com o Urso de Ouro de melhor filme e o título de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, Central do Brasil dispensa apresentações. O longa de Walter Salles conta com a atuação primorosa de Fernanda Montenegro, que lhe rendeu o Urso de Prata de melhor atriz. Ela vive Dora uma mulher que parte em uma jornada para ajudar Josué (Vinícius de Oliveira), que perdeu a mãe e precisa voltar para o Nordeste.

Cinema, Aspirinas e Urubus

Primeiro filme do diretor pernambucano Marcelo Gomes, a história se passa pelas estradas do sertão nordestino e mostra a amizade entre um alemão fugido da Segunda Guerra Mundial e um jovem nordestino que procura escapar da miséria provocada pela seca. Juntos viajam vendendo analgésicos e exibindo filmes para promover o remédio “milagroso”. O filme foi lançado no Festival de Cannes de 2005.

Diários de Motocicleta

Mais uma obra de Walter Salles, este filme foi lançado em 2004 e traz Gael Garcia Bernal interpretando o jovem estudante de medicina Che Guevara. Inspirado no livro de memórias do líder da Revolução Cubana, o filme mostra as aventuras e questionamentos que surgiram durante uma longa viagem pela América Latina ao lado de seu amigo Alberto Granado. O longa venceu o Oscar de Melhor Canção Original para “Al otro lado del río”, do uruguaio Jorge Drexler.

Atualizado em 13 Dez 2013.

Por Mariana Morais e Luísa Venter
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas