Guia da Semana

Para quem se interessa por documentários biográficos ou apenas gosta de conhecer um pouco mais a fundo a vida de personalidades marcantes, 2010 traz muitas boas novas. Abrindo com chave de ouro, o ano começou com um documentário sobre o lendário jornalista Paulo Francis. Além dele, as telonas aguardam os olhares cinematográficos sobre figuras como Raul Seixas e Rita Cadillac. Abaixo, selecionamos algumas obras de não-ficção que centram o foco em figuras que deixaram sua marca na cultura pop tupiniquim.

Paulo Francis

Foto: Divulgação

Marco no jornalismo brasileiro, Paulo Francis era conhecido, além de seu trabalho, por conta de seu jeito polêmico de ser. Entre outras coisas, ele criticava a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante. Em cartaz nos cinemas brasileiros, Caro Francis , documentário dirigido por Nelson Hoinef, traça um painel afetuoso sobre uma pessoa querida. Assim, a obra revela uma entre as muitas facetas possíveis de uma figura fundamental para a história recente do jornalismo brasileiro. Não é à toa que Francis ainda hoje é referência para diversos comunicadores e aspirantes.

Rita Cadillac

Foto: Divulgação

Dirigido por Toni Venturi, o filme Rita Cadillac - A Lady do Povo deve chegar às telonas em abril. A obra centra o foco na controversa figura que estudou balé clássico no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi dançarina do Chacrinha, musa dos detentos do Carandiru e, aos 50 anos, fez um filme pornográfico. O documentário lança um novo olhar sobre Rita de Cássia Coutinho, nome de registro da mulher que, de diferentes formas, alimenta o imaginário masculino tupiniquim desde os anos 80. Para o documentário, Rita visitou o local onde passou a infância, no bairro carioca da Lapa, e reencontrou velhos amigos e pessoas que marcaram sua vida.

Raul Seixas

Foto: Divulgação

Um dos lançamentos mais esperados do ano, o documentário Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio tem sua estreia marcada para abril. Sob o comando de Evaldo Mocarzel e Walter Carvalho, o filme foi realizado em homenagem aos vinte anos da morte do Maluco Beleza. Entre os entrevistados que aparecem ao longo da obra, figura Paulo Coelho, escritor que, ao lado de Marcelo Nova, foi um dos maiores parceiros de Raulzito em suas canções. Além dele, o filme traz depoimentos das ex-esposas do músico que, num feito inédito, entrou para a história tanto da MPB quanto do rock nacional.

Mamonas Assassinas

Foto: Divulgação

Produtor de filmes como Feliz Ano Velho e A Marvada da Carne, Cláudio Kahns assumiu o posto de diretor no documentário Mamonas, o Doc., que traz à tona a trajetória da banda que teve uma carreira promissora interrompida precocemente por um acidente aéreo. Com foco nos Mamonas Assassinas, o filme visa mostrar, entre outras coisas, que o grupo não era artificial ou fabricado. Kahus passou três anos reunindo depoimentos de amigos e familiares dos músicos. Além das entrevistas, o longa conta com imagens de arquivo da banda. O hábito que os integrantes da trupe tinham de registrar uns aos outros em vídeo colaborou bastante para a composição do filme.

Jards Macalé

Foto: Divulgação

Com lançamento previsto para o próximo dia 19, o documentário Jards Macalé - Um Morcego na Porta Pincipal traça um perfil do artista através de conversas com Jards e diversas pessoas que fizeram parte de sua vida, entre elas Paulinho da Viola. No filme, as histórias dialogam com as canções de Macalé e ajudam a contar as quatro décadas de carreira do compositor de Vapor Barato. Para montar a obra, os diretores Marco Abujambra e João Pimentel viajaram até Penedo, que fica a 177 quilômetros da capital fluminense, e vasculharam a vida do músico. A partir de recortes de jornal, fotografias e vídeos, a história de Jards Macalé começou a ser reinterpretada.


Atualizado em 6 Set 2011.