Guia da Semana

O assunto é uma droga (literalmente e também por ser um pé no saco para quem fuma). Aliás, você já tentou conversar com um fumante e falar sobre o assunto? Eles te acham chata, não gostam de ouvir, ficam bravos, de cara feia, e arrumam todos os argumentos do mundo para se defender.

Assim, existem aqueles que afirmam ser jovens, dizendo que vão parar antes de ter sintomas mais graves; os que dizem que fumam pouco; os que se justificam no dia a dia estressante, no momento difícil que estão passando e, ainda, os que acreditam que o ato de fumar é mais do que simplesmente fumar, sendo também um social entre os amigos, atrevendo-se a afirmar que, muitas vezes, esse é o momento de maior relaxamento do seu dia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma média de 1,2 bilhões de pessoas são fumantes. E o total de mortes em razão de seu consumo chega a 6 milhões por ano, o que corresponde a mais de 16 mil mortes por dia.

Pensando nisso e também em homenagem ao Dia Mundial Sem Tabaco, o Guia da Semana lista 5 filmes que abordam o tabagismo e te motivam a parar de fumar. Confira:

1- OBRIGADO POR FUMAR

Nick é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, ele passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disso, conta com a ajuda de Jeff, um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather, a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.


2- É PROIBIDO FUMAR

Baby vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance de voltar à vida. E para que o romance dê certo, ela está disposta a enfrentar qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar.


3- O INFORMANTE

No ano de 1994, um ex-executivo da indústria do tabaco deu uma entrevista polêmica ao programa jornalístico "60 Minutos", da rede americana CBS. Dizia que os poderosos da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro para provocar ainda mais vício. Entretanto, minutos antes de ir ao ar, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseado nesta história real, o filme O Informante conta a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand e do produtor Lowell Bergman, que o convenceu a falar em público.


4- SMOKE

Auggie Wren é dono de uma tabacaria e recebe clientes de todos os tipos. A trama fala sobre pessoas comuns que convivem ao redor de um local, a tabacaria de Auggie, onde praticamente todos os personagens fumam e tentam resolver seus problemas da melhor forma possível.


5- FUMANDO ESPERO

Fumando Espero é um documentário que mostra a diretora e produtora Adriana Dutra tentando abandonar o vício. Sendo fumante, ela decide estudar o assunto e expor todos os lados de um tema polêmico: o tabagismo.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 1 Jun 2015.