Guia da Semana

50 anos de Jim Carrey

Jim Carrey, um dos atores de comédia mais conhecidos de hollywood, completa 50 anos

No último dia 17 de janeiro Jim Carrey completou 50 anos de idade, com quase 20 deles a frente de grandes comédias que fizeram sucesso no mundo inteiro. Mas quem conhece o ator, sabe que seu talento vai muito além de seus trejeitos e caretas.

O cinquentão já se aventurou em dramas como Cine Majestic e o Mundo de Andy, e até mesmo flertou com o suspense em O Número 23. Mas foram as comédias que fizeram dele a grande estrela que é.

Atualmente, Jim está gravando Burt Wonderstone, onde interpreta um mágico de rua com cabelos longos e um visual inusitado (foto acima. Crédito: Just Jared). A produção deve chegar às telonas em 2013, e contará com Steve Carrel no elenco também. A dupla já tinha se encontrado antes em Todo Poderoso e Horton no mundo dos quem.

O ator também disse estar interessado em estrelar sequências para grandes sucessos de sua carreira como o Todo Poderoso e Debi & Lóide.

Confira uma lista com alguns dos filmes que fizeram a fama de Jim Carrey no cinema internacional.

Ace Ventura - Um Detetive Diferente

Depois de anos em filmes pequenos e de gosto duvidoso, Jim Carrey ganhou o público em 1994, interpretando Ace Ventura, um excêntrico detetive de animais encarregado de salvar um golfinho. O filme rendeu uma framboesa de ouro para o ator como pior ator revelado. Mal sabiam eles que era apenas o primeiro papel de muitos que iriam conquistar fãs no mundo inteiro.

O Máscara

De terno amarelo e uma máscara verde no rosto, o Máscara conquistou o público com seu humor nonsense que homenageva grandes clássicos dos desenhos animados como Tex Avery e Looney Tunes. Foi primeiro de muitos trabalhos de Jim com maquiagem como depois iriamos ver em Desaventuras em Série e o Grinch.

Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros 

Primeiro filmes dirigido pelos irmãos Farrely (que viriam a repetir a parceria com Carrey em Eu, Eu mesmo e Irene) conta as aventuras de dois amigos idiotas e sua viagem para Aspen. Não faltam escatologias, situações bizarras e o carisma inconfundivel do ator.

O Show de Truman

Depois de anos em papéis escrachados o ator supreendeu o público e a crítica em uma comédia sensível sobre Truman, um homem que vive dentro de um reality show sem saber. O filme garantiu um Globo de Ouro de melhor ator para Jim Carrey, mas ele acabou ficando fora de uma indicação para o Oscar.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

A grande surpresa mesmo veio em 2004. Sob o comando do diretor Michel Gondry veio um dos maiores sucessos de crítica do ator. Em um papel sério, sem flertar com a comédia, ele interpreta um homem que tenta esquecer sua ex-namorada passando por um processo de apagar a memória. Um filme obrigatório para os fãs de um bom cinema.

E você? Qual papel você acha que foi o mais marcante na carreira de Jim Carrey? 

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Festival gratuito de cinema francês pode ser visto em qualquer lugar

7ª edição do MyFrenchFilmFestival acontece entre 13 de janeiro e 13 de fevereiro

Sesc Santana exibe óperas europeias na tela de cinema

“A Flauta Mágica” e “Aida” têm exibições em janeiro

10 Filmes sul-coreanos que você precisa conhecer

Filmes como “A Criada” e “Invasão Zumbi” são exemplos do crescimento do cinema comercial no país

Michael Fassbender fala sobre a adaptação de “Assassin’s Creed” para os cinemas

Filme estreia no Brasil no dia 12 de janeiro

Natalie Portman encarna a Sra. Kennedy no pesado e surpreendente “Jackie”

Filme reconta o assassinato do presidente americano sob o ponto de vista da primeira-dama

Andrew Garfield fala sobre selinho em Ryan Reynolds no Globo de Ouro - e repete a dose em apresentador!

Ao falar sobre o assunto, Garfield beijou Stephen Colbert