Guia da Semana

Essa seleção é pra quem é bom ou não em história do Brasil. Para essa lista, reunimos alguns filmes que vão refrescar a sua memória sobre alguns dos fatos mais importantes da nossa história.

+ Filmes que são melhores que os livros
+ Músicas que foram inspiradas em livros

Seguindo uma ordem cronológica, nós fomos do descobrimento do Brasil ao Regime Militar e, no meio do caminho, apontamos alguns períodos ou acontecimentos que contribuíram para a formação do Brasil. Divirta-se!

Caramuru, a Invenção do Brasil

Mais num tom sarcástico do que documental, "Caramuru" se baseia em Diogo Álvares (Selton Mello), artista português deportado que vem parar no Brasil depois de sua caravela naufragar. Diogo foi acolhido pela tribo dos Tupinambás, no litoral do Espírito Santo, pelos quais foi renomeado Caramuru. Casou-se com a índia Paraguassú e, reza a lenda, que ele foi o primeiro rei do Brasil.

Carlota Joaquina

Marco da retomada do cinema brasileiro, na década de 90, "Carlota Joaquina" é o retrato da princesa espanhola em questão num clima de comédia. O filme mostra uma faceta sapeca, um tanto quanto poligâmica, e muito, mas muito ranzinza. Conta a história que Carlota foi totalmente contra a vinda da corte portuguesa para o Brasil e não via a hora de ir embora. Outro lado dos registros afirmam que a espanhola não era essa megera que a TV e o cinema pintaram. Vai saber...

Mauá, o Imperador e o Rei

O Barão de Mauá, originalmente conhecido como Irineu Evangelista de Sousa, foi um imigrante gaúcho que se estabeleceu no Rio de Janeiro e chegou a ser o homem mais rico do Brasil. Entre vários feitos, o barão fundou o Banco do Brasil e foi responsável pela construção da primeira ferrovia brasileira. No filme, Paulo Betti interpreta o protagonista que tem como pano de fundo o desenvolvimento do capitalismo no Brasil.

Olga

Refrescando a memória, o Estado Novo de Getúlio foi uma desculpa constitucional para subir ao poder (e dominá-lo), alegando que a medida evitaria um golpe comunista. Na época, Olga Benario era uma militante comunista alemã que acompanhou Luis Carlos Prestes quando este entrou para o Partido Comunista Brasileiro e retornou ao Brasil por baixo dos panos. O filme foi inspirado na obra de Fernando Morais, porém, nas lentes do diretor Jayme Monjardim, a historia ficou um pouco dramalhona-novelesca-romantiquinha demais.

Corações Sujos

Baseado no livro homônimo de Fernando Morais, "Corações Sujos" retrata o pós-Segunda Guerra Mundial da perspectiva dos imigrantes vindos do Japão para São Paulo. Os japoneses se separaram em dois grupos: os derrotistas, apelidados de Corações Sujos, que admitiam a derrota de seus país na guerra; e os vitoristas, que afirmavam a vitória nipônica. Este conflito gerou uma caça sangrenta, literalmente, aos derrotistas que eram assassinados e tinham suas casas marcadas com os dizeres "limpe sua garganta".

Xingu

O Parque Nacional do Xingu, localizada entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica, foi a primeira região indígena oficializada pelo governo federal. Na década de 40, os irmãos Villas-Bôas embarcaram numa expedição para acompanhar o avanço tecnológico e conciliá-lo com a preservação dos índios, suas terras e cultura. O filme de Cao Hamburger retrata a epopeia dos irmãos, considerada uma jornada heroica, já que eles chegaram onde nenhum homem branco chegara, supostamente.

O que É Isso, Companheiro?

O filme narra a historia de alguns amigos que se juntam para desmascarar a ditadura militar na década de 70. Quando se vê enfraquecido na empreitada, Fernando - interpretado por Pedro Cardoso - decide sequestrar o embaixador dos EUA para trocar sua liberdade pela soltura de seus companheiros presos. O longa tem direção de Bruno Barreto e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1997, mas perdeu para o holandês "Character".

Por Juliana Andrade

Atualizado em 18 Nov 2013.