Guia da Semana

7 pratos famosos que você já viu em filmes e quis comer

Dos macarons do filme "Maria Antonieta" ao molho de tomate com almôndegas de "O Poderoso Chefão", veja outras delícias

Que pipoca combina com cinema todo mundo sabe. Mas, ao que tudo indica, tomates, bacon e queijo são ingredientes que também podem fazer bonito com as telonas (pelo menos do lado de dentro delas). E para provar que a culinária harmoniza com qualquer tipo de filme, fizemos uma lista com 7 pratos famosos da sétima arte que você já viu e quis comer. E se ainda não viu, vai querer ver agora.

1. Os tomates verdes fritos do filme "Tomates Verdes Fritos"

Um dos maiores sucessos de 1991, o premiado drama “Tomates Verdes Fritos”, conta a história de duas mulheres - de idades bastante diferentes - que um belo dia se conhecem e começam a compartilhar histórias da vida de cada uma. Como plano de fundo dessas histórias temos o restaurante que dá nome ao filme e é onde são servidos os  suculentos frutos fritos.


2. O molho de tomate do Clemenza, de "O Poderoso Chefão"

E por falar em tomates, é bom lembrar do famoso molho de tomates frescos com almôndegas de Peter "Fat Pete" Clemenza, do clássico “O Poderoso Chefão”. Este prato tipicamente italiano, além de delicioso, é marcante no filme por ser uma das primeiras lições que Michael Corleone aprende antes de se tornar o líder da família Corleone.

3. O Ratatouille do filme "Ratatouille"

Originário da região de Provença, na França, este prato, que mistura ingredientes como berinjela, tomate (olha ele aqui de novo), pimentão e abobrinha, é tido por alguns como “comida de camponês”. Inclusive por alguns dos incrédulos personagens da sensacional animação da Pixar, de 2007, que recebe o mesmo nome da receita. Mas no final, mesmo com essa denominação, a verdade é que o Ratatouille é o tipo de comida feita para quem, assim como o crítico Anton Ego, não engole qualquer coisa.


4. Os Macarons do filme "Maria Antonieta"

Se tem algo que não falta em “Maria Antonieta”, filme da novaiorquina Sofia Coppola, são doces. E no meio de tanta glicose, talvez aqueles que ganhem mais destaque são os macarons, os pequenos bolos granulados  que fizeram a festa tanto da monarquia francesa quanto do elenco do longa.


5. O Boeuf Bourguignon do filme "Julie & Julia"

Quando a personagem Julie Powell (Amy Adams) resolve fazer em casa algumas das receitas da sua ídola, Julia Child (Meryl Streep), ela não tem dúvida de por onde começar: vai direto no Boeuf Bourguignon, uma mistura de cubos de carne, bacon, cenoura, vinho e outros tantos ingredientes saborosos. E apesar do filme inteiro ser recheado de deliciosos pratos, não há dúvidas de que este seja um dos mais salivantes em cena.

6. O queijo grelhado do filme "Chef"

Dirigido, escrito e protagonizado por Jon Favreau (diretor do primeiro e do segundo “Homem de Ferro”) “Chef” é um filme independente que mostra a vida de um chef de cozinha de luxo que resolve ganhar a vida vendendo comida cubana em um food truck através dos Estados Unidos. E como o que não falta dentro dos 114 minutos de projeção é comida gostosa, talvez o queijo grelhado (que o protagonista faz para o seu filho como café da manhã) seja o que se sobressaia justamente por causa da simplicidade. Confira aqui a cena e tire suas conclusões - só não faça isso antes do almoço.

7. A porção de carne de panela com batatas coradas do filme "Estômago"

Agora é a vez de um pouco de culinária nacional. Ou melhor, cinema nacional.

Estômago”, do diretor Marcos Jorge, é um aclamado longa que conta a hitstória de Raimundo Nonato, um simples rapaz que vai tentar a sorte na cidade grande, mas só consegue encontrar um emprego como faxineiro em um buteco. Porém, não demora para que Raimundo descubra seus dotes culinários e seja contratado por um grande restaurante italiano.

E entre coxinhas, macarronadas e outros tantos pratos, a porção de carne da panela com batatas coradas talvez seja o mais emblemático (ou até saboroso), por ser aquele responsável por mudar o destino do protagonista - e abrir o apetite do espectador.

Bônus: A costela ao barbecue do Freddy's, da série "House of Cards"

Apesar de contar com nomes de peso como o de Kevin Spacey como protagonista e o de David Fincher (diretor de filmes como “Clube da Luta”, “Seven” e “Quarto do Pânico”) como produtor, “House of Cards” não é um filme, é uma série. Mas vamos deixar esse detalhe um pouco de lado só para poder citar as deliciosas costelas ao barbecue que o despresivel personagem  Frank Underwood não consegue deixar de comer no pequeno bar do Freddy, em Washington.

Gostou da nossa lista? Então diga o que achou aqui nos comentários. Mas se tiver batido aquela fome, dê uma olhada em algum dos restaurantes mais próximos.

Atualizado em 1 Ago 2015.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 Motivos para ver a animação “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”

Filme chega aos cinemas no dia 22 de dezembro

“Pets” tem sessão gratuita para incentivar a adoção de animais

Cine Matilha exibe a animação em sessão aberta para cães e seus donos

7 Fatos sobre “Fallen” que você precisa saber antes de ir aos cinemas

Adaptação do primeiro livro da saga adolescente estreia no dia 8 de dezembro

4 Motivos para ver “A Qualquer Custo” nos cinemas

Filme com Chris Pine e Jeff Bridges chega aos cinemas em janeiro

"50 Tons Mais Escuros" ganha trailer inédito; confira

Novo vídeo do longa está mais caliente do que nunca!

Clássico de Chaplin tem sessão gratuita no Auditório Ibirapuera

Exibição encerra a programação do centenário de Paulo Emílio Sales Gomes