Guia da Semana

Julho chegou e, com ele, as férias escolares, o recesso da faculdade ou – para alguns sortudos – também aquele descanso merecido do trabalho. Mesmo que esse não seja o seu caso, este é um mês ideal para aproveitar tudo o que São Paulo tem de melhor para quem ama cinema – mostras especiais, eventos ao ar livre, estreias muito esperadas e muito mais.

Confira 8 passeios para fazer em julho em São Paulo que vão despertar seu lado mais cinéfilo:

Curtir um clássico de ação no Cine Phenomena


Logo no comecinho do mês, no dia 2, acontece a edição de julho do Cine Phenomena, um projeto que promove exibições de clássicos de fantasia, horror e ficção científica a preços baratíssimos (R$ 1,00, apenas para manutenção). Este mês, o tema é “Guerreiros” e, em cartaz, estão dois longas de ação dos anos 70 e 80: “Warriors – Os Selvagens da Noite” (1979) e “O Último Dragão” (1985). Mais informações aqui.

Reviver a Beatlemania no Festival CMG


No primeiro domingo do mês, acontece a primeira edição do Festival CMG, que promete unir cinema, música e gastronomia. O evento acontece na área externa do Memorial da América Latina e exibe o longa “Febre da Juventude” (1978), acompanhado por uma banda que tocará sucessos dos Beatles, uma performance audiovisual e uma praça com foodtrucks.Mais informações aqui.

Dar aquela risada gostosa na Mostra Peter Sellers


Em todas as quintas-feiras de julho e agosto, o Sesc Pinheiros exibirá filmes com o humorista britânico Peter Sellers, de graça e ao ar livre, na praça da unidade. Entre os destaques, estão “A Pantera Cor-de-Rosa” (1963) e “Um Tiro no Escuro” (1964).Mais informações aqui.

Conferir o novo Almodóvar num cinema de rua


No dia 7 de julho, chega aos cinemas o novo longa de Pedro Almodóvar, “Julieta” (cuja crítica você já pode ler aqui) e a Sala Drive-In, no Caixa Belas Artes, vai incrementar a estreia com uma programação especial cheia de filmes do diretor entre os dias 7 e 20 de julho (mais detalhes aqui). Para fechar a noite no maior estilo espanhol, emende a sessão com um jantar no restaurante que leva o nome do diretor, em Pinheiros.

Ir ao cinema com seu bebê numa sessão CineMaterna


Toda mãe cinéfila precisa conhecer o CineMaterna, um projeto que organiza sessões especiais de cinema para mães e pais com bebês de até 18 meses – o ambiente é preparado para o cuidado com as crianças, mas os filmes, em geral, são adultos. As sessões acontecem em diversas salas e os títulos são escolhidos pelo público, pelo site. No dia 5 de julho, por exemplo, o Cinemark Pátio Higienópolis recebe uma sessão CineMaterna de “Como Eu Era Antes de Você”, às 14h10.Mais informações aqui.

Ver um filme trash do Zé do Caixão no Sesc Santana


Entre os dias 3 e 19 de julho, o Sesc Santana realiza uma mostra em homenagem aos 80 anos de José Mojica Marins, criador do Zé do Caixão. As sessões são gratuitas e o diretor estará presente na abertura, no dia 3.Mais informações aqui.

Escolher seu lado na briga entre Spike Lee e Tarantino no CCSP


No final do mês (de 28 a 31 de julho), o Centro Cultural São Paulo recebe a mostra “Spike Lee vs Tarantino” com filmes dirigidos pelos dois cineastas, rivais declarados no mercado do blaxploitation e derivados. A programação ainda não foi divulgada, mas os ingressos custarão R$ 3 e só poderão ser adquiridos no local. Mais informações aqui.

Conhecer os sofás do CineSala


O pequeno cinema de rua que fica na Fradique Coutinho, próximo à estação, é famoso pelos seus sofás, que ocupam as duas fileiras dianteiras da sala de exibição e proporcionam uma experiência diferente (e, certamente, aconchegante) para quem escolhe esses lugares. Aproveite este mês de julho para conhecer o local – mas lembre-se de que os ingressos para os sofás só são vendidos na bilheteria. Mais informações aqui.

Por Juliana Varella

Atualizado em 7 Jul 2016.