Guia da Semana

Após um 2012 cheio de grandes filmes nos cinemas, 2013 começa com a responsabilidade de manter o sucesso de público e crítica de seu antecessor. E o mês de janeiro já vem com tudo, com muitos dos favoritos ao Oscar chegando aos cinemas ao mesmo tempo.

+ Confira todas as estreias da semana
+ Veja quais são os indicados ao Globo de Ouro 2013
+
Diretor de animação Ted apresenta o Oscar 2013

Por isso, o Guia da Semana seleciona os grandes destaques de dezembro e indica as principais produções do mês. Confira!

Lincoln

O filme com mais indicações no Globo de Ouro 2013 e grande aposta para o Oscar, Lincoln traça um perfil do presidente norte-americano Abraham Lincoln, interpetado pelo ator britânico Daniel Day-Lewis – que fez Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson-, e com direção de Steven Spielberg.

O Mestre

Mais novo trabalho de Paul Thomas Anderson, O Mestre traz Philip Seymour Hoffman, que já trabalhou com o diretor em Boogie Nights e Magnolia, como Lancaster Dodd, um homem que se tornou líder de uma organização religiosa nos anos 50. Quem também aparece no elenco é Joaquin Phoenix, na pele de um ex-alcoolatra que questiona o culto, e que já é um dos indicados ao prêmio de Melhor Ator, no Globo de Ouro 2013.

Django Livre

Umas das estreias mais esperadas, Django Livre traz Leonardo DiCaprio pela primeira vez em um filme de Quentin Tarantino. Também um dos favoritos para o Oscar e Globo de Ouro 2013, o filme mistura faroeste com a violência da escravidão do século 19, nos Estados Unidos. Exageradamente recomendado!

Detona Ralph

Um filme bastante esperado pelos fãs de games, a nova produção da Disney mistura personagens de jogos como Zangief e Bison, de Street Fighter; Bowser, de Mario Bros; e os fantasmas, de Pacman; que aparecem ao longo da trajetória de Ralph, um vilão que está cansado de perder para o mocinho Felix e decide se mudar para um jogo de sucesso para se transformar em um herói.

O Som ao Redor

Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, o filme já foi premiado em vários festivais pelo mundo, entre eles Rio e Roterdã, e foi considerado um dos dez melhores filmes do ano pelo New York Times. O filme se passa em uma rua de classe média em Recife que toma um rumo inesperado com a chegada de uma milícia que oferece segurança particular.

Jack Reacher – O último tiro

Com direção de Christopher McQuirre, Tom Cruise vive Jack Reacher, um ex-investigador que volta a ativa após ter seu nome dito por um atirador preso. Com suas férias interrompidas, ele tenta solucionar o caso mal resolvido. Boa dica para quem gosta de ação, tiros e, por que não, do Tom Cruise.

A Viagem

O filme que tinha estreia marcada para dezembro acabou mudando para janeiro de 2013. Com direção dos irmãos Wachowski, da trilogia Matrix, e de Tom Tykwer, de Corra, Lola,corra, o filme é baseado no livro Cloud Atlas, do alemão David Mitchell, e traz no elenco atores como Tom Hanks, Halle Berry, Hugh Grant, Jim Strugess e Susan Sarandon vivendo seis histórias que vão e voltam no tempo em vários momentos desde o século 19 até um futuro pós-apocalíptico.

A Hora Mais Escura

Um dos filmes mais aguardados, A Hora mais Escura tem direção de Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror, e mostra as ações da CIA durante os dez anos de busca por Osama Bin Laden até sua captura em 2011. O filme já foi premiado no New York Film Critics Circle e no National Board of Review e é um dos favoritos para o Oscar.

Ferrugem e osso

Francês indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, Ferrugem e Osso mostra duas pessoas que começam uma história quando suas vidas desmoronam. Para cinéfilos que gostam de drama, o filme é protagonizado por Marion Cotillard (A Origem, Piaf) e pelo ator belga Matthias Schoenaerts.

Atualizado em 29 Jan 2013.