Guia da Semana

Quem dera acordar todos os dias com o ânimo lá em cima. Se você diz que é assim ou alguém que você conheça fala que levanta da cama todos os dias como se tivesse acertado na loteria é mentira.

+ Filmes que são verdadeiras lições de vida
+ Saiba quais os filmes que vão te ajudar no trabalho
+ Veja uma lista de filmes para salvar o seu relacionamento

Todo mundo tem seus altos e baixo e quando não tá legal é hora de parar e fazer coisas que te deixam mais leve. Ver um bom filme é uma das melhores opções. É uma delicia se transportar para uma história e ficar por lá por duas horas sem pensar em mais nada.

Fizemos essa lista, pra você guardar aí nos seus favoritos e resgata-la nesses momentos tristonhos. Certeza que você vai ficar mais animado depois de assistir algum desses filmes, quer apostar?

Pequena Miss Sunshine

Pense num povo problemático reunido numa Kombi a caminho de um concurso de miss infantil? É, bizarro. Mas quando tudo parece estar numa situação fecal, as pessoas realmente importantes das suas vidas são reveladas - obviamente, são aquelas que mais brigam entre si. O longa mostra que, no fim das contas, a união faz a força se a recíproca for verdadeira. E que às vezes a gente tem que soltar às amarras que nos prendem a padrões socialmente aceitos.

O Barato de Grace

Quem nunca se viu endividado e pensou em maneiras não convencionais de arcar com as despesas? Apesar de não ser "legalmente correto", o filme dá um up no astral por mostrar uma senhora, que poderia ser sua tia, plantando maconha no quintal pra sair do perrengue financeiro - claro que é ideia de um maconheiro. Mas Grace acaba pegando gosto pela coisa e se envolve num problema ainda maior. Sem querer soltar um spoiler, o final da historia é um dos mais zen do cinema.

Garotas do Calendário

Não ria (ou ria). Imagine a sua avó posando nua para um calendário? Pois é exatamente isso que acontece nesse filme, que na verdade é baseado em uma história real. Um grupo de mulheres maduras mostram que a união faz a força e decidem arrecadar uma grana pra ajudar o hospital local e vira o maior furdunço quando o povo da cidade descobre. Você pode fazer isso no seu bairro também, que tal?

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Que tal fazer o bem e mexer os pauzinhos pra que todos que passem pela sua vida sejam felizes, nem que se for só por conta de uma atitude mínima? Certa vez Amélie encontra uma caixinha de brinquedos escondido em seu apartamento e decide ir atrás do dono, que morava lá anteriormente. Quando ela o encontra, ele se emociona tanto que ela resolve fazer essas pequenas ações para deixar as pessoas felizes. Entre uma boa ação e outra, Amélie encontra o amor da sua vida.

Intocáveis

Vai soar triste mas não é, acredite. Philippe é um mega milionário tetraplégico que está em busca de uma pessoa pra ajuda-lo no dia a dia, alguém pra cuidar dele. Claro que você está pensando em um enfermeiro responsável, mas muito pelo ao contrário, ele descola um cara super malandro que vai mostrar pra ele uma outra forma de ver as coisas.

Moonrise Kingdom

Certamente que quando você estava na adolescência pensou em fugir de casa com o amor da sua vida. Nesse filme, que se passa na década de 60 em uma ilha qualquer chamada New Penzance, na Nova Inglaterra, acontece exatamente isso. Dois adolescente se veem apaixonados e simplesmente decidem fugir de suas respectivas casa, acontece que eles bolam um plano e todos os habitantes da a ilha acham que eles foram sequestrados. Um detalhe: a ilha é muito pequenininha.

Curtindo a Vida Adoidado

Como definir Ferris Bueller? Um dos maiores gurus em termos de como aproveitar a vida - sendo um pouco malandro, é verdade, mas sem prejudicar ninguém. Afinal, que mal há em cabular aula pra almoçar, ir no museu e participar de uma passeata? Não estamos falando aqui pras pessoas desistirem da escola, mas às vezes é preciso viver a vida na prática, na rua, com as pessoas, pra aprender certos valores que não são ensinados numa sala de aula. Aproveite - mas com moderação :D

Compramos um Zoológico

Apesar de conversar mais com o público infantil, o filme serve para transmitir uma mensagem de renovação. Nada melhor do que começar do zero quando acontecem mudanças não programadas no meio do caminho, assim como o personagem de Matt Damon que dá um 180° na vida após a morte da esposa e compra um zoológico velho e desativado.

A Felicidade Não Se Compra

Apesar do filme se chamar originalmente "It's a Wonderful Life", ambos os títulos captam o astral do filme e, quiçá, o estado de espírito com o qual devemos levar a vida. Dar sem receber é um dos zilhares de dilemas da humanidade. Porém, doar-se para fazer o bem ao próximo sem pedir nada em troca é altruísta e, como vemos no longa, é uma forma de escrever belas historias na própria vida. Portanto, não sucumba à decepção com os outros.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 28 Nov 2014.