Guia da Semana

Foto: Blad Meneghel
A Rainha dos Baixinhos e o cineasta Rudi Laggemann no set de filmagens de Xuxa em Sonho de Menina (2007)

Segundo as contas de alguns, a Rainha dos Baixinhos iniciou sua carreira no cinema em 1988, quando estrelou o clássico infantil Super Xuxa Contra o Baixo Astral. Na prática, porém, a conta não é bem essa. Antes de se tornar a idolatrada apresentadora infantil, Maria da Graça Meneghel tem um passado que ela mesma prefere esquecer, que inclui a participação num filme erótico da década de 80.

Extinto do mercado, Amor Estranho Amor (1982) reapareceu com força total em 2007 devido às declarações de Marcelo Ribeiro, que na época tinha 12 anos e contracenou com a artista em cenas de diálogos sensuais. Não demorou para que trechos do filme pipocassem no YouTube e para que o DVD surgisse nas bancas de camelôs das grandes cidades em cópias piratas.

TV Globo/Zé Paulo Cardeal
Gaúcha de Santa Rosa, Maria da Graça Meneghel nasceu em 1963. Iniciou na carreira artística primeiro como modelo, sendo clicada até pela Playboy (1982), até que ganhou espaço num programa da extinta TV Manchete chamado Clube da Criança, em 1983. Três anos depois, na Globo, estreava um dos maiores fenômenos da TV brasileira, O Xou da Xuxa, comandado por Marlene Mattos. O programa ficou no ar até 1992.

Ela voltou a comandar uma atração em 1994, o Xuxa Park, que saiu de cena em 2001. Desde então, a apresentadora tenta emplacar uma novo programa na grade matinal da Rede Globo, como o frustrado Xuxa no Mundo da Imaginação (2002 a 2004) e TV Xuxa, no ar desde 2005 e recém-cancelado. Há pouco, ela passou a comandar o dominical Conexão Xuxa, recheado de famosos e aventuras radicais. Fato é que nunca mais a Rainha dos Baixinhos caiu nas graças do público como era nos tempos do saudoso Xou da Xuxa.

Nestes mais de 20 anos de carreira, ela chegou a lançar vários discos e fazer programas no exterior. Brasileira conhecida internacionalmente, foi a primeira a ser citada no ranking da revista Forbes dos artistas mais ricos do mundo (em 37º lugar), contabilizando uma receita de US$ 19 milhões em 1991. Muito reservada em relação à vida pessoal, sabe-se que ela namorou Pelé e Ayrton Senna, além da relação com Luciano Szafir, com quem teve Sasha em 1998, numa das gestações mais acompanhadas pela mídia brasileira.

A imagem desgastada dos últimos tempos, entretanto, não fez Xuxa desistir ou pensar em se aposentar. Firme na proposta de continuar apresentando um programa, consegue se manter no ar, porém praticamente sem vestígios do glamour de outrora. Ela também não se intimidou quando o trabalho estava ligado ao cinema. Pelo contrário. Assinou contrato com a Warner Bros., que distribui seus longas no Brasil. A estréia para a temporada de férias 2007 é Xuxa em Sonho de Menina, cujo enredo revela o sonho de uma professora do interior de se tornar uma apresentadora.

Sérgio Loroza
Foto: Vantoen Pereira Jr.
Como é tradição nos filmes da apresentadora, uma avalanche de rostos globais integra o elenco: Sérgio Loroza, Betty Lago, Letícia Spiller, Milton Gonçalves, entre outros. Em 2006, em Xuxa Gêmeas, até Ivete Sangalo prestou seus dotes à sétima arte. O time de artistas da produção ainda tinha Maria Clara Gueiros, Murilo Rosa, Beto Carrero e Jorge Fernando.

Xuxa Requebra, de 1999, teve o cantor Daniel como um dos protagonistas e um elenco "estelar" para a época: Tiazinha, Luciano Huck, Elke Maravilha, Adriana Bombom, Claudinho & Bucheca, Feiticeira, Carla Perez, Carlinhos de Jesus, entre outros. Este foi um filme de retomada para a apresentadora, que ficou nove anos longe das telonas. Antes desse, ela tinha feito Lua de Cristal (1990), no qual contracenava com Sérgio Mallandro, Duda Little e Letícia Spiller.

O que pode parecer um fracasso de público para alguns, principalmente àqueles que eram fãs da Xuxa na década de 80 e hoje não querem nem ouvir falar sobre a apresentadora, é desmentido por dados. Seguida por crianças da nova geração, filmes da estrela costumam arrebanhar uma quantidade razoável de pessoas. Segundo informações da Warner, desde 1988, filmes da Rainha dos Baixinhos já levaram 35 milhões de pessoas às salas de cinema.

Para ir ou fugir do cinema na estréia de Xuxa em Sonho de Menina, anote: o lançamento ocorre em 21 de dezembro.

Foto de capa: TV Globo/João Mihguel Júnior

Filmografia
? Xuxa em Sonho de Menina (2007)

? Xuxa Gêmeas (2006)

? Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço (2005)

? Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004)

? Xuxa Abracadabra (2003)

? Xuxa e os Duendes 2 - No caminho das Fadas (2002)

? Xuxa e os Duendes (2001)

? Popstar (2000)

? Xuxa Requebra (1999)

? Lua de Cristal (1990)

? Xuxa e Os Trapalhões em O Mistério de Robin Hood (1990)

? A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989)

? Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988)

? Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985)

? Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984)

? O Trapalhão na Arca de Noé (1983)

? Amor estranho Amor (1982)

? O Fuscão Preto (1982)

Fonte: www.imdb.com

Atualizado em 10 Abr 2012.