Guia da Semana

Toda vez que um diretor estrangeiro decide esticar as pernas em Hollywood, os fãs ficam apreensivos. Afinal, nomes como Park Chan-Wook, Wong Kar-Wai, Jean-Pierre Jeunet e até o brasileiro José Padilha já se deram mal tentando conquistar o mercado mundial com atores de língua inglesa e roteiros amaciados por grandes estúdios. Agora, é a vez do mestre Zhang Yimou (“Herói”, “O Clã das Adagas Voadoras”) escalar Matt Damon para salvar a China (e o mundo) no polêmico “A Grande Muralha”. O que poderia dar errado?

O filme tem tudo para agradar a quem procura diversão: espadas, flechas, explosões, acrobacias, humor e monstros que você respeita. A história também é simples e fácil de acompanhar: dois mercenários europeus caminham nos arredores da Muralha da China em busca de pólvora – que na época é apenas um lendário pó preto capaz de derrubar uma dúzia de homens. Depois de matarem uma criatura desconhecida, eles são levados para dentro da muralha pelo exército chinês e acabam se envolvendo numa batalha contra uma multidão desses seres mitológicos (que, aliás, se alimentam de humanos).

O elenco chinês é liderado por Tian Jin (que também estará em “Kong: A Ilha da Caveira” e “Pacific Rim: Uprising”), que interpreta a comandante de uma seção do exército na muralha. Como ela, outras dezenas de mulheres têm papéis de destaque na guerra, mas, no roteiro em si, Jin infelizmente está sozinha. Willem Dafoe e Andy Lau também têm participações interessantes, mas quem rouba a cena é o chileno Pedro Pascal – que interpreta o ganancioso, porém fiel, braço-direito de Damon.

Este, por sua vez, talvez seja o ponto mais fraco da obra. Engessado no papel do herói – mesmo que sua origem sugira uma natureza traiçoeira e que ele mesmo se descreva como um homem que não confia em ninguém – Damon acaba entregando apenas o mínimo esperado de um protagonista ocidental: que saiba atirar, que arrisque sua vida pelos outros e que salve o dia.

“A Grande Muralha” estreia no dia 23 de fevereiro e tem roteiro de Carlo Bernard (“Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”), Tony Gilroy (“Rogue One: Uma História Star Wars”) e Doug Miro (“Narcos”).

Assista:

- Se você gosta de aventuras com bons efeitos visuais;

- Se você gosta de filmes de guerra com estratégias mirabolantes;

- Se você quer ver um filme divertido e empolgante.

Fuja:

- Se você não gosta de filmes com muitos efeitos visuais;

- Se você não quer ver um filme com monstros e elementos de fantasia;

- Se você procura um filme fora do padrão de Hollywood.

Confira as estreias da semana nos cinemas

Veja o que chega às principais salas do país nesta quinta-feira

13 Filmes imperdíveis que estreiam nos cinemas em fevereiro de 2017

“Moonlight”, “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Lego Batman” estão entre as principais estreias do mês

10 Filmes de Aventura que vão fazer você se apaixonar por cinema

Confira 10 títulos com aventuras inesquecíveis para ver e rever

Por Juliana Varella

Atualizado em 17 Fev 2017.