Guia da Semana

Divulgação
Frat Pack: Owen Wilson e Ben Stiller em Starsky & Hutch

Se, ao falar de comédias norte-americanas logo vem à cabeça nomes como Steve Martin ou Eddie Murphy, já é hora de renovar o repertório de atores que encabeçam o gênero. Talentos emergentes e outros já conhecidos há alguns anos se revezam como protagonistas das mais recentes produções de humor realizadas nos Estados Unidos.

Parte destes humoristas forma uma espécie de clube informal chamado The Frat Pack. O termo foi criado pelo USA Today para denominar um grupo de comediantes que atuam em Hollywood desde o fim da década de 90 em filmes que obtiveram arrecadações satisfatórias nas bilheterias. Jack Black, Will Ferrell, Ben Stiller, Vince Vaughn e os irmãos Owen e Luke Wilson eram os integrantes originais. Jornais e revistas, porém, passaram a incluir nomes de Steve Carell, Paul Rudd, David Koechner, Judd Apatow, Leslie Mann e Mindy Kaling.

O grupo não pretende impor nenhuma nova estética cinematográfica, é apenas uma reunião de intérpretes com alguns pontos comuns. Entre as convergências estão praticamente todos terem participado do humorístico televisivo Saturday Night Live e muitas vezes fazerem filmes em dupla, em comédias com temáticas que exaltam o companheirismo masculino.

O nome é uma espécie de paródia ao The Rat Pack, grupo de renomados artistas da década de 50, entre eles Frank Sinatra e Sammy Davis Jr. Quem deu início a esse clube informal de engraçadinhos da telona foi Ben Stiller (astro da estréia da semana Antes Só do Que Mal Casado),quando dirigiu O Pentelho (1996). Essa união de amigos na tela grande foi responsável por filmes que atraíram espectadores, como Penetras Bons de Bico, Entrando Numa Fria, Zoolander, Uma Noite no Museu, entre outros.

Conheça os astros que fazem parte do chamado legítimo Frat Pack!

Ben Stiller - Foi ele que deu início a essa união informal de amigos comediantes que ficou conhecida como The Frat Pack. O primeiro filme do grupo foi O Pentelho, no qual ele assina a direção e conta com a participação de Owen Wilson e Jack Black no elenco. Dentro do "movimento", ele ainda dirigiu Zoolander e protagonizou Entrando Numa Fria, Os Excêntricos Tenebauns, Starsky & Hutch, Permanent Midnight, Uma Noite no Museu, entre outros. Ele ainda escreveu roteiros e trabalhou como produtor em outros longas. Fora do grupo, é ator principal de Antes Só do que Mal Casado, dirigido pelos irmãos Farrelly e que estréia esta semana.

Jack Black - A primeira ligação do astro com o grupo foi em O Pentelho, de Ben Stiller, no qual fez um papel secundário. Depois trabalhou com outros membros do grupo em filmes e até projetos para a TV. Um dos filmes de maior destaque no frat pack protagonizado por Black foi Tenacious D in The Pick of Destiny (2006), que no Brasil não chegou aos cinemas e foi direto para as locadoras. Seu currículo inclui ainda Alta Fidelidade, o longa que o projetou, King Kong, A Escola do Rock, Super Nacho e outros feitos fora do movimento.

Will Ferrell - Com uma carreira muito ligada à comédia, o ator fez longas marcantes com os companheiros do frat pack, como O Âncora, A Feiticeira e Escorregando para a Glória. No show Saturday Night Live interpretou personagens de sucesso, entre eles George W. Bush, Steve Butabi e Neil Diamond. Os Produtores, George, o Curioso e Mais Estranho que a Ficção estão entre os filmes nos quais trabalhou fora do grupo.

Vince Vaughn - Sua veia cômica se tornou pública quando trabalhou em Dias Incríveis, junto com seus amigos do Frat Pack. A partir de então, apareceu em outras produções chamadas clássicas pelo grupo: O Âncora, Starsky & Hutch, Zoolander, Com a Bola Toda e Penetras Bons de Bico. Antes, sua carreira era apoiada em alguns papéis dramáticos, como em A Cela e na refilmagem de Psicose, na qual viveu Norman Bates.

Owen Wilson - Manchete na imprensa por uma recente tentativa de suicídio, o comediante é considerado um dos mais promissores de sua geração, além trabalhar roteirista, cargo pelo qual foi indicado ao Oscar pelo filme Os Excêntricos Tenebauns. Sua diferença entre os amigos do frat pack é que ele é o único que não chegou a participar do Saturday Night Live. Os filmes de destaques que fez com os companheiros de humor foram Starsky & Hutch, Penetras Bons de Bico, Zoolander e Uma Noite no Museu. Em breve ele aparecerá nas telonas em Viagem a Darjeeling, cujo lançamento está programado para 23 de novembro, além de estar escalado para adaptação para o cinema do best-seller Marley & Eu.

Luke Wilson - Mais conhecido pelo público pelos trabalhos que fez fora do frat pack, o irmao de Owen Wilson coleciona trabalhos de destaque em sua filmografia, como Legalmente Loira, As Panteras, Alex & Emma, Minha Super Ex-Namorada e outros. Ao lado dos amigos do grupo de humor estrelou, dirigiu e escreveu Ladrão que Rouba Ladrão (1996) e atuou em Dias Incríveis, O Âncora, Os Excêntricos Tenebauns, Pura Adrenalina e outros.

Atualizado em 6 Set 2011.